11 de Junho

Batalha Naval de Riachuelo

A chamada Guerra do Paraguai foi maior conflito da história da América do Sul, entre o Paraguai e uma aliança formada por Brasil, Argentina e Uruguai. Culminou na Batalha do Riachuelo, etapa que acabou por dizimar quase dois terços da população paraguaia.

Teve início nas disputas pela estratégica região do rio da Prata, importante por interesses comerciais e políticos relacionados ao domínio das nações.

O primeiro ano da guerra marcado pela ofensiva paraguaia foi sustentado pela eficiente preparação militar que apresentavam. Os paraguaios abrem várias frentes de guerra na fronteira com o Brasil, de Mato Grosso ao Rio Grande do Sul. Essa estratégia começa a falhar em maio de 1865, quando Brasil, Argentina e Uruguai firmam o Tratado da Tríplice Aliança. A partir daí, o império brasileiro passa ao contra-ataque: adquire canhões e navios no exterior, intensifica o recrutamento de soldados e convoca batalhões de “voluntários da pátria”, na maioria pobres, mulatos e negros.

Em 11 de junho de 1865, as esquadras dos almirantes brasileiros Tamandaré e Barroso destroem a frota paraguaia na Batalha do Riachuelo, a partir de então essa data passa a ser marcante para o calendário nacional.

 

Clique aqui para imprimir e pintar seu desenho da Batalha Naval de Riachuelo!