11 de Junho

Dia da Marinha Brasileira

Uma das primeiras batalhas representativas da Marinha Brasileira foi a Batalha Naval do Riachuelo no dia 11 de junho de 1865. A esquadra brasileira comandada pelo Almirante Barroso, combateu durante 8 horas a esquadra paraguaia que foi parcialmente destruída.

Após um período de paz, nossa esquadra entra em combate novamente em 1918, durante a Primeira Grande Guerra Mundial. Nossa missão era patrulhar a costa africana da presença de navios e submarinhos alemães.

Já na Segunda Guerra Mundial, após ataques a 5 navios mercantes nas costas de Sergipe, nossa Marinha volta a atuar. Mas agora para proteger o litoral brasileiro contra mais uma vez navios e principalmente submarinos alemães.

Atualmente temos uma Marinha modernizada e pronta para agir! Protegem e patrulham nossas águas de invasores indesejáveis e auxiliam mercantes em casos de emergência. Viva nossa marinha e nossos marinheiros!

Você já visitou um navio? Não? Sugira ao seu professor este passeio, a visita a um navio além de ser divertido é aula inesquecível!