12 de Outubro

Dia das Crianças

dia das crianças

Como é gostoso comemorar o dia das crianças! Muita brincadeira e presentes!

Mas… esse dia não é importante só por causa disso e sim porque chama a atenção das pessoas para a importância de valorizar essa fase da vida e dar apoio, educação e boa formação para as crianças.

As primeiras reflexões sobre a importância de dar mais atenção à infância e garantir os direitos das crianças ocorreram em 1924, ano em que  então chamada “Liga das Nações” fundou a “Declaração dos Direitos da Criança” para embasar os cuidados especiais que deveriam ser tomados em relação a todas as crianças diante da vulnerabilidade do ser humano nessa faixa etária.

A partir dessa declaração surgiram atos legais de extrema importância a favor da criança, como os que proibiram o trabalho infantil e a violência contra a criança.

Já no ano seguinte durante a Conferência Mundial pelo Bem-estar da Criança, realizada em Genebra, Suíça, ficou estabelecido que o dia 1º de junho seria o Dia Internacional da Criança.

Mais tarde, em 1954, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, uma nova data foi estabelecida, ficando o dia 20 de novembro como o Dia Universal da Criança. O objetivo era encorajar os demais países a estabelecerem uma data para promover ações que garantiriam direitos e o bem-estar da criança.

A partir de 1959, também na Assembleia Geral das Nações Unidas ficou estabelecido que cada país deveria ter sua própria data para comemorar o dia das crianças.

No Brasil a data já havia sido estipulada desde 1924, ano em que o deputado federal do Rio de Janeiro, Galdino do Valle Filho, conseguiu a aprovação da lei que instituía o dia 12 de outubro como sendo o dia da criança.

Já na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem. Se você quer saber mais clique no link abaixo.

Data em outros países

No mundo há aproximadamente 2 bilhões de crianças! Muitas, não??? E será que todas vivem de forma igual a você? Pode ter certeza que não!

Assim como você cresce e se desenvolve em uma sociedade com uma cultura específica, há crianças que se desenvolvem em diversas outras culturas, com costumes e rotina diferentes da sua. Além disso, o clima e os recursos naturais entre outros fatores também são determinantes do estilo de vida em cada país.

Vamos conhecer um pouco dessa diversidade. Veja só…Clique no botão abaixo.

Dia das Crianças no Mundo

Existe também o Dia Universal da Criança  que é comemorado em muitos países em 20 de novembro, já que a ONU   reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração do direito das crianças.

Declaração do direito das crianças

Para saber mais sobre o Dia Universal da Criança, veja aqui:

Dia Universal da Criança

Não deixe de conhecer Declaração dos Direitos das Crianças no link abaixo:

Direito das crianças

Toda criança gosta de brincar, toda a criança gosta de brinquedo. Neste mundo de tecnologia e brincadeiras virtuais, que tal voltarmos ao passado e conhecer um pouco a historia do brinquedo? Clique no botão e divirta-se!

História do brinquedo

Atividades!

Já que a comemoração do Dia das Crianças ocorre somente uma vez por ano (que pena!!!), você deve aproveitar cada minuto. Vamos contribuir com algumas dicas de brincadeira, uma para cada dia da semana! Clique no botão abaixo!

Brincadeiras de criança