13 de Dezembro

Dia do Marinheiro

Dia do Marinheiro
Vamos celebrar o dia do marinheiro! Marinheiro que navega por todos os mares, passa meses ao mar, longe dos entes queridos e conhecendo terras distantes!

Dia 13 de dezembro é a data de nascimento do famoso Almirante Marquês de Tamandaré que tanto fez pela nossa marinha e tanta paixão tinha pelo mar. Uma bela homenagem a um homem que dizia:

“Sou marinheiro e outra coisa não quero ser”

Marques de Tamandaré foi herói da guerra do Paraguai e patrono da marinha nacional! Se nome completo: Joaquim Marques de Lisboa.

Como nosso planeta possui grande quantidade de água, as pessoas sempre tiveram que pensar em formas inteligentes e criativas de aproveitar esse prêmio da natureza. No que desrespeito aos meios de transportes pela água, isto não foi diferente, pois há cidades que são cercadas por água. Assim, desde os primórdios da humanidade, já existiam os transportes aquáticos.

Os marinheiros transportam passageiros e também mercadorias em suas embarcações. Hoje em dia existe em algumas cidades, o chamado táxi-aquático, que é um barco que sai em horários específicos de diversos pontos da cidade, levando passageiros ao longo dos rios que passam nas cidades.

Clique aqui para imprimir e pintar seu desenho do Dia do Marinheiro!