25 de Agosto

Dia do Soldado

Dia do Soldado

Proteger a nação é uma tarefa que exige coragem e determinação, características que o soldado tem de sobra, por isso tem um dia e só para ele: 25 de agosto!

Essa data foi escolhida por ser o dia de nascimento de Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, soldado que lutou e defendeu o Brasil em vários conflitos nacionais e internacionais, tornando-se o patrono do exército brasileiro.

O cargo de soldado é um dos níveis iniciais de quem quer seguir a carreira militar. Está em atividade em tempos de guerra e também na manutenção da paz, dentro e fora do país. Além disso, presta auxílio à população em situações de calamidade, como ocorre em terremotos ou grandes inundações.

Deveres, Valores e da Ética do Exército

Patriotismo: amar a Pátria, sua história, símbolos, tradições e nação – sublimando a determinação de defender seus interesses vitais com o sacrifício da própria vida.

Dever: cumprir a legislação e a regulamentação a que estiver submetido, com autoridade, determinação, dignidade e dedicação, assumindo a responsabilidade pelas decisões que tomar.

Lealdade: cultuar a verdade, sinceridade e sadia camaradagem, mantendo-se fiel aos compromissos assumidos.

Probidade: pautar a vida, como soldado e cidadão, pela honradez, honestidade e pelo senso de justiça.

Coragem: ter a capacidade de decidir e a iniciativa de implementar a decisão, mesmo com o risco de vida ou de interesses pessoais, no intuito de cumprir o dever, assumindo a responsabilidade por sua atitude.

Formação

A profissão militar inicia-se em escolas específicas cujo ingresso é feito mediante concurso público de âmbito nacional e em seguida há outras etapas da seleção: exames médicos, de aptidão física e psicológica. Nessas escolas, o estudante militar executará, gradualmente, todas as atividades exigidas dos profissionais militares já formados, com o esforço necessário e os riscos decorrentes.

Conheça mais sobre os postos e graduações do serviço militar.

Só para homens?!?!

Não!!! A primeira mulher a defender o Brasil foi Maria Quitéria de Jesus. Em 1823 ela lutou pela manutenção da independência do Brasil, sendo considerada a primeira mulher a ingressar em uma Unidade Militar.

Mas a participação efetiva das mulheres só se deu em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, período em que foram enviadas 73 enfermeiras, 67 delas enfermeiras hospitalares e 6 especialistas em transporte aéreo. Após a Guerra, foram condecoradas, ganharam a patente de oficial e licenciadas do serviço ativo militar.

Curiosidade

Na hierarquia militar o soldado é o nível inicial, seguido pelo cabo , 1º - 2º 3º sargentos , subtenente , 1º e 2º tenente , capitão , major , tenente-coronel e finalmente coronel , que é o cargo mais elevado.