31 de Outubro

Dia das Bruxas

Dia das Bruxas

Você sabe qual é a origem do “Dia das Bruxas”?

O Dia das Bruxas é uma festa muito antiga. Foram os povos celtas, muito apegados a natureza, que habitavam região da França e da Inglaterra entre os anos 600 a.C e 800 d.C que deram origem a tradição do Dias da Bruxas. Naquela época o Dia das Bruxas se chamava Samhain, que significa “fim do verão”. O Samhain era comemorado do dia 30 de outubro ao dia 2 de novembro, os últimos dias do verão. Para os celtas, o fim do verão era também o fim do ano. Nesta data eles homenageavam seus parentes e amigos que já morreram e seus deuses.

Foi os Estados Unidos o responsável por popularizar a tradição do Dia das Bruxas. Hoje, crianças e adultos fantasiam-se de monstros, bruxas, magos, e fantasmas e saem para o travessuras ou gostosuras, que funciona assim: os fantasiados batem de porta em porta perguntando “travessuras ou gostosuras?” para ganhar balas, chocolates e outros doces.

E assim, no dia 31 de outubro os moradores também enfeitam suas casas com objetos feitos pela própria família, como a cara-de-abóbora, conhecida como Jack da Lanterna, que na verdade tornaram-se símbolos do halloween.

Veja qual é o significado de cada um desses símbolos:

As bruxas são super importantes nessa festa, afinal, na tradução para o português, Halloween que dizer “Dia das Bruxas”, mas segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa organizada, imaginem só, pelo próprio Diabo! Neste dia elas usavam e abusavam de seus poderes e jogavam feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.

Já as cabeças de abóboras simbolizam originalmente fertilidade e sabedoria, mas… Também conta a lenda que serve para iluminar o caminho da alma de Jack, homem a quem foi negada a entrada no céu, por sua maldade, e no inferno, por pregar peças no diabo.

O gato preto está sempre relacionado à figura das bruxas, porque, segundo dizem, elas conseguem se transformar em gato.

Bater à porta dos vizinhos dizendo “travessuras ou gostosuras” é uma brincadeira que existe desde o século IX. Neste período as pessoas faziam os “bolos das almas” com massa simples e cobertura de groselha para entregar às crianças que, devidamente fantasiadas, batiam de porta em porta para pedir os bolos. Em troca de cada pedaço de bolo, a criança se comprometia a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.

Também não podem faltar as vassouras , que simbolizam o poder feminino de limpar tudo aquilo que traz energias negativas e consequências ruins.

Os morcegos tem um significado profundo: simbolizam a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.

Dia do Saci

Como todos sabem, o saci é um personagem famoso do folclore brasileiro e por isso ganhou um dia também para ser homenageado. O dia coincide com o dia das bruxas, 31 de outubro, e a escolha do dia não foi por acaso, mas sim para reforçar as lendas nacionais.

A intenção não é acabar com o dia das bruxas, mas sim festejar em conjunto, valorizando também nossa cultura. Conheça mais sobre o saci clicando aqui!

Curiosidades

Relembre algumas bruxas famosas:

Bruxa do Leste
Ela persegue a pequena Dorothy em O Mágico de Oz (1939).

Madame Mim
A bruxa vive atrás de seu amor, o Mancha Negra.

Maga Patológica
Está sempre tentando roubar a moedinha número um do Tio Patinhas.

Malévola
A bruxa que faz a bela adormecida dormir por muitos e muitos anos.

Úrsula
Ela inferniza a vida de Ariel, a pequena sereia.
(fonte: Guia dos Curiosos)