31 de Outubro

Dia do Saci

Dia do Saci

Lá vem ele… Saltando de um lado para o outro, com a touca vermelha, segurando seu cachimbo e, é claro, fazendo muitas travessuras. É o Saci Pererê , personagem criado pelo imaginário popular e que faz sucesso com as crianças.

Dizem que os sacis nascem a partir dos gomos de bambu, com uma gestação de sete anos. Claro que, após tanto tempo de espera, só podia sair bem agitado e fazendo brincadeiras com todos. Ninguém pensou ainda quanto tempo ele vive, mas dizem que quando morre se transformam em cogumelos no meio da mata.

Apesar de algumas de suas características serem distintas dependendo da região, há algumas que todos concordam que pertençam ao saci: adoram viver livremente nas matas, aparecem de repente assustando as pessoas, é negro, pequeno e possui apenas uma perna, usa um capuz vermelho e um cachimbo, só tem três dedos em cada mão, adora assoviar, ficar invisível e fazer travessuras, além de gira em torno de si feito um pião provocando redemoinhos.

Se por acaso você estiver andando pela mata, encontrar com um saci e quiser fugir dele, há duas estratégias básicas: espalhar cordas ou barbantes amarrados pelo caminho para que ele se ocupe em desatar os nós, dando assim tempo da pessoa fugir de sua perseguição ou, como o saci tem medo de córregos e riachos, vai ajudar se conseguir  atravessar um, pois o Saci não consegue fazer essa travessia.

Mas, se você quiser prender um Saci, segundo a lenda é preciso tirar-lhe o gorro e prendê-lo em uma garrafa. Para isso é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento em um redemoinho. Uma vez preso e sem o gorro, perderá seus poderes e fará tudo que for mandado.

Algumas pessoas que querem preservar a figura do saci criaram a SoSaci – Sociedade dos Observadores de Sacis e também instituíram o dia 31 de outubro como sendo o Dia do Saci , para ter uma data nacional que contraponha ao Dia das Bruxas, que faz parte da cultura norte-americana. Segundo os fundadores dessa sociedade, muitas pessoas comemoram essa data sem saber seu significado e com o Dia do Saci, as crianças poderão conhecer e preservar o personagem nacional.

Curiosidade

Monteiro Lobato, escritor bem conhecido pelas crianças, foi o primeiro a lembrar o Saci: entre as décadas de 1970 e 1980 o personagem apareceu em várias histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ficando conhecido em todo o País, seja pelos livros ou pela serie da televisão.