de Dia dos Pais

Guia Prático do Pai Moderno

Dia dos Pais

Amor, estímulo, confiança, são alguns dos sentimentos presentes na relação pais e filhos, mas como as gerações vão mudando, as crianças e adolescentes de hoje solicitam uma participação mais ativa dos pais.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você acompanhar todos os momentos do dia de seu filho:

De manhã…

É hora de levantar… É muito gostoso despertar as crianças com beijinhos carinhosos. Assim, já levantam bem dispostas!

Na hora do café da manhã , você pode colocar uma música. Para as crianças menores, o ideal é uma música suave. Crianças de 3 a 5 anos já estão falando e adoram acompanhar as músicas e uma sugestão é tocar Palavra Cantada. Já as crianças entre 6 e 8 anos já acompanham músicas mais elaboradas e uma dica divertida é a música 8 anos de Adriana Calcanhoto.

É importante comer alimentos nutritivos em todas as refeições, mas você já pode começar pelo café da manhã, que deve ter frutas variadas, cereais, pão, queijo e, é claro, chocolate com leite.

Agora é hora de escovar os dentes… Se seu filho ainda não percebeu que é importante escovar os dentes e resiste a essa tarefa, não perca a paciência… Use recursos como creme dental colorido e com cheirinho de frutas, escova de dente com bichinhos ou personagens infantis.

Um boneco colorido, com os dentes aparecendo é bastante chamativo, principalmente se você contar histórias sobre ele. Outra opção para estimular seu filho é escovar os dentes junto com ele, além de ser divertido você estará mostrando a forma correta de escovar.

Depois disso, em dias úteis, cada um terá atividades para fazer , mas se for férias, feriado ou final de semana é hora de brincar, faça chuva ou faça sol, e em nosso site há brincadeiras e jogos para todos os gostos e climas, veja só:

 
Brincadeiras brasileiras

Brincadeiras

Brinquedos reciclados

Férias de inverno

 
À tarde…

Chegou a hora de almoçar. Se seu filho é do tipo que não liga para comer e prefere ficar brincando ou mesmo só gosta de comer lanches e guloseimas, você terá que usar algumas estratégias para mudar isso, como, por exemplo, fazer pratos enfeitados e divertidos. Parece difícil, mas não é e a vantagem é que a criançada a-do-ra!!! Veja aqui algumas fotos para aguçar sua criatividade. 

Às vezes é interessante sair da rotina e fazer uma brincadeira no almoço, levando todas as bonecas, ursinhos, gatinhos e cachorrinhos para almoçar também… Ou mesmo fazer um piquenique, nem que seja no quintal de casa. Seus filhos vão adorar!!!

Depois do almoço, os menores sempre gostam de dormir um pouco e é uma oportunidade de você descansar também. Coloque uma música suave para ajudar a relaxar.

Os maiores geralmente já fazem atividades, como esportes, aulas de línguas, etc., mas sempre que tiver oportunidade faça atividades diferenciadas, como por exemplo, levar ao teatro,cinema ou parque. 

É importante limitar horários para assistir televisão e brincar com videogames ou computadores. Essas mídias são importantes e desenvolvem habilidades, mas as crianças também tem outros aspectos para desenvolver, como por exemplo, a motricidade. Correr, andar de bicicleta, brincar de queimada, de pega-pega, são atividades e brincadeiras que ajudam muito o desenvolvimento motor da criança e os pais devem estimular, inclusive brincando junto.

Outra questão importante é orientar e dar exemplo sobre formas de alimentação saudável. Assim, no cinema ou teatro, não permita que passem da conta com balas e doces.

À noite…

Depois de tantas atividades já está na hora do jantar. Preparar um lanche reforçado é legal, mas não pode ser um hábito, pois é importante que a criança coma nutrientes variados e nutritivos também nessa refeição.

Em seguida, que tal aproveitar o tempo com jogos educativos? Você tem a  opção online ou escolher jogos variados, escolhendo por faixa etária. Segue algumas dicas:  Hasbro e  Clube do Pingo

Hora de dormir? Que tal contar uma história? É muito prazeroso e você também incentiva o gosto pela leitura. Escolha o tema que seu filho mais gosta e use a criatividade, pensando em diferentes finais para a mesma história ou pedindo que ele mesmo complete alguns trechos com as ideias que imaginar.

 
Atitudes positivas

  • Acompanhe o desenvolvimento de seu filho antes mesmo dele nascer, acompanhando a mãe nas consultas e nas compras para o enxoval;

  • Esteja sempre em sintonia com sua esposa com relação às regras e forma de criação em geral. Se tiverem alguma discordância, conversem em particular até chegarem a um consenso. Essa atitude valoriza o respeito pelo outro e é um exemplo positivo para seu filho;

  • Demonstre afeto espontaneamente e para isso não há hora e nem local próprio, o importante é seguir seus sentimentos e respeitar os dele;

  • Faz parte da demonstração de afeto colocar limites e regras pertinentes a cada situação. Ser permissivo ou autoritário gera no mínimo insegurança e não contribui para formação de uma personalidade sadia;

  • É importante cultivar o hábito de promover o diálogo com os filhos, e isso significa saber ouvi-los.