Quatro Elementos da Natureza

4 elementos da natureza

Quem nunca ouviu falar nos quatro elementos da natureza essenciais para a sobrevivência do ser humano? Quatro elementos é uma expressão que se refere aos elementos naturais: água, terra, fogo e ar. Essa expressão tem origem lá na Grécia antiga com seus grandes pensadores que tentavam descobrir qual o elemento que formava todas as coisas. O grande Thales de Milleto acreditava que a origem estava na água, já Anaxímenes acreditava no Ar e por fim Heráclito incluiu o fogo como agente criador. Mas foi Empedócles de Agrinito que adiconou Terra a esses três conceitos e concluiu que tudo era formado por quatro elementos.

Os filósofos pré-socráticos identificaram esses quatro elementos primordiais, que eram opostos dois a dois:
água (fria e úmida) x fogo (quente e seco)
ar (quente e úmido) x terra (fria e seca)

 

Esse conceito perdurou toda a Idade Média até o Renascimento. O conceito de elemento já não é o mesmo na física e química moderna, que considera elemento os diferentes tipos de átomos, átomos esses que formam as moléculas que por sua vez foram a matéria.

Atualmente os elementos são associados aos estados da matéria:
terra > sólido
água > líquido
ar > gasoso
O fogo é representado pelo plasma que não é matéria, é energia!

 

No Oriente o conceito é também bem antigo, foi disseminado na Índia e China, onde estão presentes no Budismo e Hinduísmo. Apesar da origem do conceito está na busca pela origem de todas as coisas, muitas crenças e filosofias ainda baseiam-se nos 4 elementos. Nesses casos, se apresenta de forma simbólica e espiritual, como uma forma de integração do homem com a natureza, do homem com o universo. Sábios eram os antigos mesmo, basta observar um pouco a natureza para saber que água, terra, fogo e ar estão por toda a parte.

Sábios somos nós crianças, que gostamos de desenhar a natureza. Quem não gosta de desenhar uma árvore, um lago e lindo sol! Achamos um estudo na Internet que faz uma análise muito interessante dos desenhos livres feitos por crianças.

'Os elementos presentes nos desenhos livres foram tabulados em categorias de modo a permitir uma melhor visualização dos aspectos que compõem o imaginário das crianças.
As categorias identificadas, por ordem de freqüência, foram: 1) natureza, 2)elementos gráficos, 3) pessoas, 4) brinquedos e elementos para diversão, 5) edificações, 6) animais, 7) meios de transporte, 8) personagens e 9) diversos. A categoria natureza foi a de maior freqüência, tanto para as crianças do Infantil I quanto para as do Infantil II.'

Para ver o estudo completo:
Análise dos elementos da natureza nos desenhos livres de crianças da educação infantil
Profa. Dra. Liana Gonçalves Pontes Sodré
Bolsista PIBIC Isis Tibúrcio Reis
Bolsista PIBIC Jacqueline Mol Soares Guttin

 

Na astrologia os signos estão organizados a partir dos quatros elementos, cada elemento influencia três signos astrológicos. Não sabe qual é o seu? Descubra abaixo!
Os elementos um a um:

Elemento: ÁGUA
Definição: Representa 70% da superfície do planeta.
Definição científica: Molécula resultante da ligação natural do oxigênio e o hidrogênio.
Signos: Peixes, Câncer, Escorpião

Elemento: AR
Definição: Matéria que está em todo lugar.
Definição científica: Oxigênio.
Signos: Libra, Gêmeos, Aquário

Elemento: TERRA
Definição: Matéria essencial para a biosfera .
Definição científica: Solo, crosta terrestre.
Signos: Touro, Virgem, Capricórnio

Elemento: FOGO
Definição: Protege contra o frio. Na culinária, torna os alimentos mais saborosos e saudáveis pois elemina muitas bactérias.
Definição científica: Entidade gasosa emissora de radiação e decorrente da combustão.
Signos: Áries, Sagitário, Leão

Os quatro elementos juntos regem o planeta e são essenciais à vida humana!