Anfíbios Animais

Anfíbios Animais

Sabe o que significa a palavra "anfíbio"?

O termo anfíbio vem do grego e significa "aquele que tem vida dupla",isso porque os anfíbios passam por duas fases na vida, uma fase larval e outra adulta. Eles existem há 350 milhões de anos e foram os primeiros a apresentar musculatura para se sustentar fora d'água.

A grande parte das espécies apresenta uma fase larval aquática (o girino) respirando por brânquias. Gradualmente, inicia-se a metamorfose, as patas começam a se desenvolver e ele começa a ganhar a forma que terá quando for adulto. A respiração torna-se pulmonar e/ou cutânea (pela pele) e eles podem viver em terra firme.

Os anfíbios são animais de pele fina e úmida e não apresentam pêlos ou escamas. Por isso, a maioria das espécies fica restrita a viver em ambientes aquáticos e úmidos. Para se defender, os anfíbios possuem glândulas que produzem substâncias tóxicas. Algumas mais, outras menos tóxicas, que podem ocasionar acidentes ao homem caso essas substâncias entrem em contato direto com nossas mucosas ou sangue.

Os anfíbios alimentam-se de minhocas, insetos, aranhas, e de outros vertebrados como anfíbios e pequenos mamíferos. Alguns exemplos de anfíbios: sapo, rã, salamandra, perereca e cecília ou cobra-cega.

Sapos


Dicas de sala de aula