Animais da Fazenda

Animais da FazendaA vida no campo é bem diferente da cidade:
a rotina, os hábitos e também a forma de trabalho tem outras características, e muitas pessoas não trocam esse tipo de vida, de modo nenhum, porque estão acostumadas a viver ao ar livre, sem
poluição e tomando conta das plantações e da criação de animais, pois este é o trabalho principal nessas regiões.

Há alguns anos, o que predominava na zona rural
era a economia de subsistência, ou seja, famílias que criavam animais e plantavam para o próprio consumo. Apesar de ainda existirem famílias que vivem desse modo, atualmente, é muito mais
comum que o trabalho no campo seja voltado
para a comercialização dos produtos produzidos
nos sítios e fazendas, tanto para outras cidades ou estados como também para fora do país.
Assim, nos sítios e fazendas predominam a criação de animais e é justamente sobre eles que vamos falar agora. Visitando uma fazenda, podemos conhecer vários animais, com características bem diferentes, não é mesmo?!
Observe só a vaca... Ela é o primeiro animal que pensamos quando imaginamos uma fazenda. Pertencente à classe dos mamíferos, é uma verdadeira fábrica de leite, chegando a produzir até três baldes de leite por dia. Todo esse leite é aproveitado não só para beber, mas também para fazer iogurtes, queijos e manteiga, entre outros produtos. A vaca é um animal ruminante, ou seja, tem um processo diferente de digestão, sendo o alimento mastigado e deglutido mais de uma vez.
A galinha é outro animal que não pode faltar na fazenda. Pertence ao grupo das aves e sua carne e os ovos são alimentos ricos em proteína e consumidos em muitas partes do mundo como principal fonte desse nutriente. Algumas galinhas são criadas para produzir pintinhos e vivem em condições diferenciadas para favorecer o nascimento dos filhotes. Elas se alimentam, basicamente, de minhocas, grãos de milho, verduras e pequenos insetos.
Figura marcante em qualquer fazenda, o porco é um animal que tem fama de viver no meio da sujeira, mas isso não é verdade! Ele é muito fofinho e algumas pessoas o tem como animal de estimação. Também é um mamífero e quando a fêmea dá à luz, nascem dezenas de leitões famintos, mas não tem problema, pois a “mamãe” tem doze tetas para alimentá-los. Aliás, vocês já viram uma porca alimentando seus filhotes? É muito bonitinho!!!
Em algumas fazendas há lagos com patos, aves muito elegantes que ficam nadando ou andando na beira dos lagos. A pata bota seus ovos em um ninho, no chão, próximo à água e se a pata não estiver próxima na hora que saem dos ovos, os patinhos adotam como “mãe” qualquer animal que estiver próximo. Quando sai para fazer caminhada com seus filhotes, não deixa nenhum para trás e sempre espera que todos estejam juntos para prosseguir.

Os cavalos também sempre estão presentes nas paisagens das fazendas, sempre ajudando o homem em várias atividades, como, por exemplo, no transporte, na agricultura e até mesmo nas antigas guerras. A égua, que é a fêmea do cavalo, tem um período de gestação de onze meses e dá à luz apenas um único filhote. Esses animais dormem cerca de oito horas por dia e o mais interessante é que preferem dormir em pé!

A cabra é um animal pouco amistoso. Quando alguém se aproxima dela deve tomar cuidado, pois, ela come o que vê na frente e isto pode ser a sua bolsa, brinquedo ou até mesmo a sua roupa. O bode, que é o macho da cabra, é ainda mais agressivo e quando está nervoso ataca qualquer um com seus chifres, que são maiores e mais pontudos que os da cabra. Rico em gorduras, o leite da cabra também é consumido para beber e também no preparo de queijos, que têm um sabor delicioso.
A ovelha é um tipo de animal que vive nas fazendas, em rebanhos. As ovelhas são sensíveis e inteligentes, e responsáveis pela produção de lã, usada nas aconchegantes blusas de inverno. Além da lã, também são produtoras de leite. Seu período de gestação é de cinco meses e, ao final, podem nascer até três filhotes. O carneiro é o macho da ovelha, e, este sim, pode ser mais agressivo, inclusive podendo atacar em algumas situações.
Esses são alguns animais que encontramos na fazenda e se você ainda não teve a experiência de passar alguns dias em uma, vale à pena pensar na ideia e aproveitar a convivência com animais tão interessantes.
Curiosidades
Domesticação de animais: o primeiro animal doméstico foi o cachorro. Pesquisadores acreditam que eles se tornaram os melhores amigos do homem cerca de 30 mil anos atrás - atraídos, inicialmente, pelas sobras de comida produzidas pelos agrupamentos humanos. Ovelhas e cabras foram domesticadas quase 20 mil anos depois dos cachorros. Já os gatos, só apareceram depois do surgimento da agricultura, quando o armazenamento de grãos atraiu roedores e, consequentemente, gatos, para o convívio com humanos.
(Fonte: Guia dos Curiosos)


Dicas de sala de aula