Animais do Jardim

Animais do JardimVocê já parou para observar como é dinâmica a
vida em um
jardim? Se pararmos por quinze
minutos apenas para ficar só prestando atenção, vamos observar vários animais interagindo entre
si e com o espaço físico. As minhocas, por exemplo, estão ali na maior tranquilidade, revirando a terra e arejando o solo, as borboletas e outros insetos, ajudando na polinização e colorindo o ambiente, e muitos outros animais que acabam compondo uma imagem realmente relaxante! Alguns desses animais têm um estilo de vida bem peculiar que vale à pena conhecer...

A joaninha, toda pintada, é personagem de
muitas histórias mas ali no jardim ganha vida!
Na verdade, elas ajudam muito na cadeia alimentar
e protegem o jardim, pois comem insetos nocivos às plantas, como os pulgões, chegando a comer 3.000 deles durante sua vida, que não é muito longa e dura, no máximo, 9 meses. A primavera é a época do acasalamento e os pulgões costumam por até 300 ovos, dependendo da espécie. Já pensou então quantas joaninhas podemos encontrar em um jardim?
De repente, você ouve um som contínuo, persistente... É o cricrilar do grilo... Isso mesmo, o som característico do grilo chama a atenção em qualquer lugar que você esteja. Outra característica desse inseto é a força nas patas traseiras que lhe permite dar saltos bem altos. Alimenta-se, basicamente, de folhas e grama. Por isso, quando chegam aos bandos nas plantações, fazem um grande estrago. A postura de ovos ocorre no outono e os novos grilinhos começam a aparecer na primavera. Graças à sua cor, que se confunde com a folhagem, consegue se esconder de seus predadores... Muito espertinho, não?
Que graça é o caracol deslizando nas folhas... Ele carrega sua casa, que é uma concha, para todo lugar e  ao rastejar deixa um muco viscoso que, na verdade, ajuda a deslizar na superfície. Nas pontas de seu par de antenas maiores, há olhos e suas duas antenas menores têm função dupla, servindo como mão e nariz. Seu alimento predileto são os vegetais, principalmente os que têm muita água, como o chuchu e a alface. O caracol é hermafrodita, ou seja, possui órgão reprodutor masculino e feminino no mesmo organismo, mas a fecundação é cruzada, e isto quer dizer que é preciso de dois caracóis para a postura de ovos, sendo que os dois “trocam” seus ovos, portanto, os dois ficam “grávidos”!
Quem é o animal que tem 100 patas??? Se você falou centopeia, acertou! Só que, na verdade, ela tem muito mais de 100 patas... É só fazer as contas: ela pode ter até 80 segmentos e cada um deles tem dois pares de patas... Conclusão: ela tem no mínimo 160 patas! Gosta de qualquer clima e sua alimentação é a base de vegetais, podendo causar estragos no jardim, pois é bem voraz.
As borboletas são espertas, gostam de ar puro e de muitas flores... As que vivem nas regiões tropicais são deslumbrantes, com cores e tamanhos variados. Para conhecer mais sobre elas, pesquise em nosso especial, é só clicar aqui.
Levar uma ferroada das abelhas não é nada agradável, mas, se não mexermos com elas, ficarão somente sugando o néctar das flores do jardim para depois produzirem o mel. Como elas têm muitas características interessantes de serem estudadas, também preparamos um especial sobre elas.

Não podemos esquecer das formigas... Seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Possuem seis patas, um par de antenas, que são utilizadas na comunicação e na busca de alimentos, e um par de poderosas mandíbulas, para coletar alimentos, se defender e escavar os formigueiros. Os formigueiros são, praticamente, obras de engenharia! Normalmente, são subterrâneos, com um complexo sistema de túneis e câmaras para armazenar alimentos, além de proteger a rainha e o "berçário" (larvas). A sociedade das formigas é organizada por divisão de tarefas, muitas vezes chamada de castas. As tarefas podem ser distribuídas pelo tamanho e/ou pela idade da formiga.

No jardim, podemos encontrar também as toupeiras. Mais comuns em ambientes amplos, vivem quase que a vida toda embaixo da terra, cavando buracos e longos túneis para que possam circular à vontade e também armazenar seu alimento, que será muito útil durante o inverno. A toupeira é um mamífero de pequeno porte que se alimenta, basicamente, de insetos, larvas e minhocas. Por viverem sempre no escuro, sua visão não é bem desenvolvida. Em compensação, o tato, a audição e o olfato são poderosos! Como, muitas vezes, fazem grande estrago ao cavar seus túneis, são perseguidas pelo homem.
Para finalizar, temos o beija-flor... Não é lindo vermos um deles circulando pelo jardim? Esses pássaros são muito especiais, têm visão apurada e podem identificar cores. Os beija-flores são dos poucos vertebrados capazes de detectar cores no espectro ultravioleta! A alimentação desse pássaro se baseia, em grande parte, no néctar das flores, mas ele também pode comer animais menores como moscas, aranhas e formigas.
Curiosidade
O maior jardim do mundo fica na Holanda, mais precisamente no Parque Keukenhof. Abre somente dois meses por ano, entre março e maio, época da primavera europeia. Tem aproximadamente cinco mil canteiros e uma média de sete mil espécies diferentes de flores, mas, as tulipas predominam por serem as flores típicas do país.
(fonte: g1.globo.com.br)


Dicas de sala de aula