Mamíferos

Mamíferos

Você sabe como identificar um mamífero?

Os mamíferos são os animais que amamentam seus filhotes. Este grupo é o mais desenvolvido dentre todas as espécies de animais, pois o cérebro e os órgãos dos sentidos são mais complexos, chegando a manifestar inteligência.

Os mamíferos são animais de movimentos rápidos e capazes de se adaptarem a diferentes ambientes. Outra característica e também uma vantagem desses animais é a capacidade de gerar seus filhotes dentro de seu útero. Assim, a cria corre menos risco de ser atacada por outros animais e tem mais chance de sobrevivência.

Todos os mamíferos possuem pelos, diafragma, placenta, glândulas mamárias, sudoríparas, sebáceas, lacrimais e odoríferas. Também possuem esqueleto ósseo e músculos.


Quanto à aparência externa, embora todos tenham algumas características comuns, seu aspecto varia de acordo com a ordem considerada. Por isso o morcego, a baleia e o homem, que pertencem a ordens distintas, são bastante diferentes.

Os mamíferos também podem ser agrupados de acordo com o alimento que consomem: cavalos, girafas e esquilos são herbívoros, porque se alimentam de vegetais. Onças e leões são carnívoros, porque se alimentam de animais. Há mamíferos onívoros, isto é, que consomem tanto animais como vegetais. São onívoros espécies como o homem e o rato doméstico.

Nós também somos mamíferos, só que racionais.

Quanto dorme um animal por dia?

Baleia - 1 hora
Boi - 4 horas
Cão - 10 horas
Cavalo - 3 horas
Elefante - 3 horas
Foca - 6 horas
Gato - 15 horas
Girafa - 2 horas
Golfinho - 10 horas
Leão - 18 horas
Morcego - 19 horas
Porco - 8 horas
Preguiça - 20 horas
Rato - 13 horas
Zebra - 3 horas

Se quiser saber mais sobre mamíferos, clique aqui. 

Leia um pouco mais sobre os mamíferos abaixo:

Baleia
Búfalo
Cachorro
Cavalo
Coala
Coelho
Elefante
Foca
Gato
Girafa
Golfinho
Guepardo
Hiena
Hipopótamo
Leão
Macaco
Morcego
Onça
Ovelha
Porco
Raposa
Rinoceronte
Tigre
Vaca
Veado