Animais

Animais

Você já pensou em quantas espécies diferentes de animais existem no mundo?!?!?

Para começar, há dois grandes grupos: dos invertebrados e vertebrados.

Os invertebrados são animais que não possuem esqueleto como forma de sustentação do corpo. Só desse grupo encontramos milhões de espécies. De modo geral, como exemplo podemos citar os insetos, caracóis, água viva, entre os mais variados grupos e espécies.

Já os vertebrados possuem a coluna vertebral, formada de ossos ou cartilagens que o ajudam a sustentar o corpo, protegem o encéfalo e a medula nervosa. Entre os vertebrados encontramos 5 grandes subgrupos:

Os mamíferos que tem com característica principal o fato de possuírem glândulas mamárias, isso faz com que as fêmeas possam produzir leite e amamentar seus filhotes. A baleia é um animal que, apesar de viver na água é um mamífero.

As aves possuem o corpo coberto de pelos e um bico, fazendo com que tenham características bem distintas dos demais subgrupos. Muitas espécies conseguem voar, alcançando velocidade e distancia impressionante. Como exemplos de aves que voam, temos as cegonhas e as pombas. A galinha e o avestruz são exemplos de aves que não voam.

Já os peixes são animais essencialmente aquáticos e podem ter esqueleto ósseo ou cartilaginoso. A cartilagem tem a mesma função dos ossos, mas tem mais flexibilidade. O tubarão é um exemplo desse grupo.

Os répteis são animais que rastejam e alguns deles são bem perigosos como os jacarés e as cobras.

 

O grupo dos anfíbios tem como característica principal conseguir viver na água e na terra, dependendo da fase de desenvolvimento. São animais de pele fina e úmida e não apresentam pelos ou escamas. Sapos, pererecas e salamandras fazem parte desse grupo. 

Realmente o reino animal é muito grande e rico!
Quer saber mais sobre animais? Confira os links abaixo:


-
Anfíbios
-
Aves
-
Insetos
-
Mamíferos
-
Peixes
-
Répteis

Curiosidade

Recordes do Mundo Animal 

O pequeno morcego chamado de morcego-castanho consegue apanhar aproximadamente 600 mosquitos em uma hora.

Apesar de ser uma ave, a galinha não tem facilidade para o voo e o recorde de tempo de voo desse animal até agora registrado é de 13 segundos.

A formiga é prova de que tamanho não é documento! Ela levanta 50 vezes o seu peso, e puxa volumes de 30 vezes o seu próprio peso.

 

Parece incrível, mas uma asa de mosquito move-se 1000 vezes por segundo.


Dicas de sala de aula