Aquecimento Global

Aquecimento Global

Todo mundo já deve ter visto falar na TV, ouvido no rádio, visto na internet, enfim aonde é que seja falar um trecho só que seja do Aquecimento Global.

Desde a criação, a Terra sempre esteve em constantes mudanças de temperatura, em ciclos de milhares de anos de aquecimento e glaciação causados por fenômenos naturais. A partir da Revolução Industrial, o planeta passou a enfrentar uma nova realidade: a mudança de temperatura causada pelo homem através da poluição.
 
O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos.
Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
 
A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. São vários os fatores, apontados por ecologistas e cientistas, que provocam essas mudanças climáticas.
 
A principal conseqüência é o aquecimento do clima da Terra, provocando o aumento da temperatura dos oceanos e o derretimento das geleiras. Ondas de calor inéditas. Furacões avassaladores. Secas intermináveis onde antes havia água em abundância. Enchentes devastadoras. Extinção de milhares de espécies de animais e plantas. Incêndios florestais. Derretimento dos pólos. E toda a sorte de desastres naturais que fogem ao controle humano.
 
O controle das emissões de gases na atmosfera é imprescindível. Há muitos fatores que determinam o clima, os principais ocorrem na atmosfera, na crosta terrestre, nas geleiras, nos oceanos, na biosfera, nos gases e nos efeitos causados pela atividade humana.
 
E o que tem provocado o aumento excessivo de emissão de gases de efeito estufa na atmosfera? Em grande parte são as atividades humanas, em busca do desenvolvimento econômico, do conforto e das comodidades da vida moderna.
 
O que fazer para combater o Aquecimento Global?
 
Uma das formas de evitar o aquecimento global é evitar o gasto absurdo de água, evitar poluir o ambiente, evitando jogar papéis no chão, pense um pouco, pra que jogar papel no chão?
Faça pelo menos a sua parte, pois é de pequenos gestos, que o mundo fluirá.
 
Soluções para diminuir o Aquecimento Global
·         Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
·         Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
·         Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
·         Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
·         Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
·         Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
·         Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
·         Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
·         Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
·         Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
·         Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
 


Dicas de sala de aula