Impressionismo

Impressionismo

Esse movimento artístico surgiu na França no século XIX, quebrando o conceito de pintura da época, trazendo um novo olhar à pintura europeia. Retratava uma nova visão da natureza, com pinceladas soltas dando destaque à luz e ao movimento para capturar as variações de cor que a luz do sol provocava na natureza. É por isso que a maioria das obras impressionistas são alegres e vibrantes. É fácil identificar pinturas do período impressionista, são pinturas sem contorno nítido, com manchas, sombras coloridas, não há uso da cor preta, cores puras e complementares. As pinceladas leves e próximas se misturam dando uma ilusão óptica, tornando o desenho uniforme. O nome do movimento surgiu devido ao nome da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. Este, foi um dos principais pintores do movimento. Outros artistas que se destacaram no cenário impressionista foram: Edgar Degas, Paul Cézanne e Pierre Auguste Renoir.

Impressão, nascer do sol, 1872

"Impressão, nascer do sol" 1872 - Claude Monet

Conheça todos abaixo: * *Degas:* 1834 - 1917 *Período impressionista* - Degas era considerado um impressionista, porém não optava pelas cores típicas do movimento. Mesclava às suas obras inspirações conservadoras com base na Renascença Italiana e no Realismo Francês. Ficou conhecido por muito pintar bailarinas. *Obras importantes:* O ensaio, 1873; Prima Ballerina, 1878; Cavalos de Corrida numa Paisagem, 1894.

Prima Bellerina, 1878

"Prima Ballerina" 1878 - Degas

* *Cézanne:* 1839 - 1906 *Período impressionista* - Cézanne desenvolveu um estilo próprio de pintura leve e aéreo que influenciou muitos pintores impressionistas. A sua concepção da composição é arquitetônica; segundo as suas próprias palavras, o seu estilo consiste em ver a natureza segundo as suas formas fundamentais: a esfera, o cilindro e o cone. *Obras importantes:* Mont Sainte-Victoire, 1885; Les joueurs de cartes, 1892; Nature-morte à la pendule noire, 1869.

Mont Sainte-Victoire, 1885

"Mont Sainte-Victoire" 1885 - Cézanne

* *Monet:* 1840 - 1926 *Período impressionista* - Monet estava decepcionado com o tradicionalismo da pintura acadêmica. Junto com alguns colegas, desenvolveu a técnica de pintar o efeito das luzes com rápidas pinceladas, o que mais tarde seria conhecido como impressionismo. *Obras importantes:* Lago com nenúfares, 1899; La gare de Saint Lazare, 1877; Impressão, nascer do sol, 1872.

Lago com nenúfares, 1899

"Lago com nenúfares" 1899 - Monet

* *Renoir:* 1841 - 1919 *Período impressionista* - Renoir se interessava por retratar o bonito e agradável, sempre deixando os problemas e coisas feias para o mundo real. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos. *Obras importantes:* As meninas Cahen d´Anvers, 1881; O Camarote, 1874; Le Moulin de la Galette, 1876.

As meninas Cahen d´Anvers, 1881

"As meninas Cahen d´Anvers" 1881 - Renoir

---- Outro movimento muito interessante que teve suas bases no Impressionismo é o Pontilhismo. Podemos dizer que o Pontilhismo é a consequência dos ensinamentos impressionistas, onde as cores deviam ser justapostas e não mescladas, deixando aos olhos observador a tarefa de reconstruir o tom desejado pelo pintor, combinando as diversas cores. Um dos pintores pioneiros no movimento pontilhista foi Georges-Pierre Seurat. * *Seurat:* 1859 - 1891 *Período impressionista* - Seurat utilizava a técnica do pontilhismo que deu origem ao neo-impressionismo e foi extensivamente utilizada na arte do século XX. Pode-se dizer que a teoria pontilhista foi precursora da televisão e da imagem digital. *Obras importantes:* O banho em Asnières, 1883; Tarde de domingo na Grande Jatte, 1884; O circo, 1890.

Tarde de domingo na Grande Jatte, 1884

"Tarde de domingo na Grande Jatte" 1884 - Seurat