Baleias

Baleias

Já pensou em uma baleia vivendo em ambiente terrestre?!?! Pois o estudo da evolução desses mamíferos nos mostra que é bem provável que tenham vivido há 50 milhões de anos atrás, se deslocando com facilidade sobre o solo. Vivem atualmente no mar porque sofreram modificações muito lentas ao longo desses milhões de anos.

Algumas características...

Na classificação animal, as baleias são mamíferos pertencentes à classe dos Cetáceos. Sobem constantemente a superfície para respirar porque não tem guelras como os peixes.
Algumas espécies medem mais de 10 metros de comprimento, tem o corpo coberto por uma camada de gordura que é fundamental para manter a temperatura do corpo e a armazenar energia. Seu esqueleto é muito semelhante ao dos mamíferos terrestres de grande porte como, por exemplo, o elefante.
Emitem sons característicos que funcionam para comunicação entre elementos do grupo e também como sonar para ter noção de distâncias.
Conheça algumas espécies
Baleia Franca: o corpo é negro e arredondado sendo que a cabeça ocupa quase um quarto do comprimento total, nela destacando-se a grande curvatura da boca. A característica principal dessa espécie é o “esguicho” em forma de “V”, resultante do ar aquecido expelido muito rapidamente durante a respiração. A altura do esguicho pode chegar a atingir 8 metros, sendo mais visível em dias frios e com pouco vento. No site http://www.baleiafranca.org.br/abaleia/abaleia_caracteristicas.htm você poderá pesquisar mais sobre a baleia franca.
Baleia Orca: estão mais habituadas às águas frias das regiões polares onde navegam circundando blocos de gelo em busca de presas para alimentação. São muito velozes para nadar, podendo viajar em uma velocidade de até 55 km/h. Têm o costume de batidas de cauda e peito na superfície da água e se esfregar no leito marinho, próximo às praias. Esse procedimento talvez sirva para "coçar" o corpo e retirar camadas mortas de pele. Pesquise mais sobre as orcas no site: http://www.baleiasonline.hpg.ig.com.br/orca.html
Baleia Jubarte: tem a cabeça ligeiramente achatada e possui no seu topo uma série de calombos ou nódulos, com minúsculos pêlos aderidos a eles. Ainda não se sabe qual a função destes pêlos mas supõe-se que tenham uma função sensorial. Também chama a atenção a boca, bastante longa e arqueada. Para saber mais sobre a baleia jubarte visite o site http://www.baleiajubarte.org.br/baleiajubartev02/portugues/jubarte/biologia.aspx
Baleia azul: considerada pelos pesquisadores como sendo o maior animal do planeta, mede aproximadamente 30 metros. Durante o inverno procuram águas com temperaturas mais amenas, portanto tem como característica a migração para lugares mais quentes. Geralmente são encontradas em duplas ou pequenos grupos de animais. Pesquise mais sobre essa espécie no site: http://www.bichosbrasil.com.br/baleia-azul/
Ameaça às espécies
Atualmente já estão classificadas 40 espécies de baleias, mas infelizmente metade delas está ameaçada de extinção, principalmente pela caça indiscriminada de países que não respeitam a legislação internacional de proteção às baleias.
As principais causas que levam à extinção das baleias são:
- Caça comercial de baleias e pequenos cetáceos;
- Degradação do ambiente marinho pelo rápido crescimento das áreas costeiras;
- Efluentes industriais carregando seus produtos químicos;
- Superexploração dos estoques pesqueiros, reduzindo o suprimento de alimentos
- Aumento do número de embarcações, resultando na mortandade de cetáceos devido às colisões
(fonte: Instituto Aqualung)
Salvem as baleias!!!!
Diante desse quadro, qualquer atitude em benefício desses animais é fundamental. Várias organizações sem fins lucrativos já se empenharam nessa luta.
No Brasil existem atualmente duas portarias e uma lei que visam proteger as espécies de cetáceos que ocorrem em águas brasileiras. São elas:
- Portaria nº N-011, de 21 de Fevereiro de 1986 __ “Proibir, nas águas sob jurisdição nacional, a perseguição, caça, pesca ou captura de pequenos Cetáceos, Pinípedes e Sirênios.”
- Lei nº 7.643, de 18 de Dezembro de 1987 __ “Fica proibida a pesca, ou qualquer forma de molestamento intencional, de toda espécie de cetáceo nas águas brasileiras.”
- Portaria nº 2.306, de 22 de Novembro de 1990 __ “Fica proibido qualquer forma de molestamento intencional a toda espécie de cetáceo nas águas jurisdicionais brasileiras.”
(fonte: Instituto Aqualung)
Curiosidades
Os bebês de algumas baleias chegam a mamar 500 litros de leite num único dia. A baleia amamenta jorrando leite pelas glândulas mamárias. Como o leite é muito gorduroso, não se mistura à agua e o filhote pode mamar.
(fonte: Guia dos Curiosos)


Dicas de sala de aula