Cabelos e Penteados

Cabelos e PenteadosQuem não gosta de usar o corte de cabelo ou o penteado
da moda... Ou mesmo, criar sua própria moda usando um estilo bem particular... Cada um ao seu modo, os estilos de cabelo e penteados sempre foram a marca registrada das gerações.

Cabelos de todos os tipos...
Alguns gostam do loiro, outros do castanho, muitos usam liso, outros acham que o encaracolado é o máximo, mas o importante é se sentir bem com seu estilo.
Ao longo das gerações, nada muda com tanta frequência como as formas de corte e penteado dos cabelos, vejam
só:
No séc. XVIII os até os homens usavam perucas e os penteados das mulheres eram extremamente exóticos, ganhando para qualquer estilo mais radical de nossos dias.
A partir do sec. XIX as mudanças passam a acontecer mais rapidamente...
Na década de 40 predominam as ondas, cacho e o uso de turbantes.
Nos anos 50 surgem os reflexos principalmente pelo desenvolvimento da indústria de cosméticos. Os chapéus entram com tudo a partir de 1958 e tornam-se peça indispensável para as mulheres da alta sociedade.
Na década de 60, enfeites exagerados e grandes laços são a sensação dos cabelos femininos. Já os homens começam a aderir aos cabelos longos.
Nos anos 70 o movimento hippie modifica todo o referencial de moda. Os cabelos eram longos, tanto para os homens como para as mulheres, geralmente divididos ao meio, e enfeitados com faixas e flores.
A década de 80 é marcada pelos permanentes, inspirados pelas atrizes de Hollywood.
A partir dos anos 90 até a atualidade, com a globalização o universo da moda e especificamente dos cortes de cabelos e penteados recebem as mais variadas influências e o que determina o uso é a identificação com um grupo ou estilo específico.
Os penteados e a diversidade cultural
Para algumas culturas a forma como se usa o cabelo é determinante de sua identidade. Na cultura africana, por exemplo, o corpo é um espaço de manifestação artística, especialmente a cabeça, assim a forma como se usa o penteado mostra a importância de resgatar, pela estética, memórias ancestrais, memórias próximas, familiares e cotidianas.
No Japão, desde a antiguidade o estilo do cabelo diferenciava a nobreza, os samurai e os guerreiros simples.
Para os muçulmanos os cabelos da mulher demonstram sedução e por isso devem ficar cobertos pelo menos quando estão em locais públicos.
Os penteados infantis
As meninas, adoram usar cabelos com visuais diferentes. Fazer tranças, usar rabo de cavalo ou aquela tiara enfeitada deixa as meninas cheias de charme. Para ver algumas dicas de penteados, clique aqui
Já os meninos podem usar gel para ficarem mais charmosos!
Higiene é fundamental
Para os cabelos ficarem bonitos e saudáveis não basta só a preocupação com penteados e cortes. É preciso ter cuidados de higiene constantemente com eles. Parasitas como o piolho tem mais facilidade de se instalar quando a higiene é deficitária, portanto seguem algumas dicas:
ü Lave os cabelos com frequência, no mínimo cada dois dias, pois isso evita que doenças capilares se instalem por falta de higiene;
ü Não use pentes, escovas fivelas e outros acessórios que pertençam à pessoas desconhecidas. Eles podem não ter passado por higienização adequada, podendo transmitir doenças, como micoses;
ü Preste atenção ao usar frequentemente produtos químicos como tinturas. Isso pode enfraquecer a raiz dos cabelos e também deixá-los ressecados;
ü Não use elásticos ou fivelas apertados, pois isso pode causar dor de cabeça.


Dicas de sala de aula