Dia do Professor

Dia do Professor

Todos sabem que o professor é a personagem principal na vida de qualquer pessoa, independente da profissão que ela exerça, pois é ele que dá base para a formação de qualquer indivíduo. Principalmente por esse motivo, os professores merecem um dia de homenagem, e este dia é 15 de outubro. Mas, por que essa data?

Tudo começou em 15 de outubro de 1827, dia consagrado a Santa Tereza D’Ávila, que era educadora. Neste dia, D. Pedro I baixou um Decreto Imperial e criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos teriam suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto discutia também pontos importantes como a descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.
Mas ainda não foi nesse período que a data de comemoração foi criada e muito menos que essas ideias avançadas foram colocadas em prática. Somente em 1947, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor. Primeiramente, partiu de um grupo de professores do Ginásio Caetano de Campos, em São Paulo, que se reuniam neste dia para uma confraternização. Como a ideia teve sucesso, outras escolas da cidade fizeram o mesmo, até que foi instituído como data comemorativa nacional.
Será que só aqui, em nosso país, essa data é comemorada? Não! A grande maioria dos países reconhecem a importância do professor, veja só:
Na Índia, o Dia do Professor é comemorado em 5 de setembro, por ser o dia de aniversário de um ex-presidente e também professor, Dr. Sarvapalli Radhakrishnan. Não há feriado, mas deve ser bem divertido, pois todos vão para a escola da mesma forma. Não há aulas e sim comemorações, inclusive uma atividade em que os alunos de séries mais adiantadas viram professores por um dia. Já pensou que legal???
Na República Tcheca, o Dia do Professor é um feriado não oficial, comemorado em 28 de março. Neste dia, as crianças levam flores para seus professores e representantes do governo, para demonstrar agradecimento a esta profissão, premiando os melhores professores.
Na Argentina, o Dia é comemorado em 11 de setembro, por ser o aniversario de morte de Domingo Faustino Sarmiento, pedagogo, escritor e político importante para o país. Professores e alunos festejam o dia com comemorações especiais.
Na Coréia do Sul, o Dia do Professor é 15 de maio. O costume, naquele país, é presentear os professores com cravos, e, ex-estudantes, prestam homenagem aos seus antigos professores, visitando-os e oferecendo-lhes presentes.
Curiosidades
Na Grécia Antiga, os professores eram filósofos que ensinavam a observar o mundo e pensar sobre ele. Não existiam salas de aula e escolas como conhecemos, e os professores ensinavam embaixo de tendas ou praças.


Dicas de sala de aula