Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da MulherEste dia representa uma luta...

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço.

Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.

Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.

Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atearam fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.

A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.

Mulheres que marcam a história

Não foram poucas as mulheres pioneiras que, através de suas lutas, conseguiram construir uma sociedade mais justa para a atuação da mulher.

Conheça essas mulheres clicando aqui.

Essas meninas ma-ra-vi-lho-sas!

As meninas de hoje serão as mulheres de amanhã, portanto também precisam ser homenageadas e principalmente conhecer seus direitos, como por exemplo, o direito à educação.

Comemore! No dia 8 de março organize uma festa em sua escola para festejar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas também! Um detalhe importante: para esta festa só os garotos devem se preocupar com os “comes e bebes” e as garotas devem apenas aproveitar a festa!

Sabia que no Japão existe o Dia das Meninas? Pois é, ele é comemorado no dia 3 de Março e tem como objetivo desejar felicidade e saúde as meninas. Esta comemoração acontece naquele país desde o século VI.

Para esta data são feitas bonecas de pano, madeira ou porcelana, as chamadas bonecas hinaningyo, que até hoje passam de geração a geração.

Para você saber mais sobre essa tradição japonesa, clique aqui.

 

Curiosidade

As mulheres conquistaram o direito de disputar oficialmente as provas olímpicas em 1928. O Barão Pierre de Coubertin – criador das Olimpíadas da era moderna – era totalmente contra a participação feminina nesse evento, então decidiu pedir demissão do cargo de presidente do Comitê Olímpico Internacional.

(fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/machaodemais.html)


Dicas de sala de aula