Dia Mundial dos Animais

Dia Mundial dos Animais

Cachorro, gato, hamster, coelhinho, peixinho... Qual é seu animal de estimação? Eles são especiais para você, certo? Então prepare-se para fazer uma festa para seus amigos, pois, dia 04 de outubro é o Dia Mundial dos Animais!!!
Isso mesmo, existe um dia só para os animais, pois eles são muito importantes, tanto para nós como para o meio ambiente, já que todos têm seu papel. A data foi escolhida por ser o dia do falecimento de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais e que tinha dedicação constante a eles.
É claro que este dia não é dedicado apenas aos nossos animaizinhos de estimação, mas para todos os animais do mundo. Desde uma simples borboleta até o maior urso polar, todos são importantes para manter o equilíbrio ecológico dos ambientes em que vivem.
O pior é que nem todas as pessoas pensam dessa forma e isso leva a um problema muito sério, que é a extinção dos animais. Esse fato ocorre única e exclusivamente pela ação do homem, que destrói os diversos habitats, através do desmatamento, por exemplo. Outro fator que leva à extinção é a caça de animais para fins comerciais, seja para matar e aproveitar alguma das partes do corpo ou mesmo para praticar o tráfico de animais.
Neste caso, os animais acabam morrendo porque são transportados em locais inadequados e muitas vezes ficam dias sem comer. A poluição também é uma forte concorrente para promover a extinção, pois afeta também o ambiente em que esses animais vivem.
Isso não pode continuar acontecendo e devemos denunciar qualquer ato de maus tratos aos animais, pois eles têm direitos como qualquer ser vivo e estes direitos foram garantidos através da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, com vários itens importantes. Para conhecer todos os artigos clique aqui. Como o dia é mundial, há comemorações em vários países, com celebração de missas, para proteger os animais e seus donos, passeatas a favor dos animais em perigo de extinção, caminhadas, programadas com os bichinhos, entre outros eventos.

Bichinhos que ganharam fama
Muitos animais já ganharam respeito e fama através de filmes e desenhos animados, veja só:
Rim Tim Tim pastor alemão que viveu muitas aventuras no cinema.
Flipper o golfinho esperto que ajuda as pessoas.
Nemo o peixe que foi sequestrado de seu habitat.
Madagascar reúne um grupo de animais corajosos que enfrentam o perigo em busca da liberdade.
Você está lembrado de mais algum???
Curiosidades
Tudo indica que a baleia azul é o maior animal do mundo. Pode chegar até 33 metros e pesar 180 toneladas!
Já o menor animal do mundo também é aquático: um peixe que mede somente 7,9 milímetros! 


Dicas de sala de aula