Dinossauros Brasileiros

Dinossauros Brasileiros

A era dos dinossauros foi um dos períodos mais fascinantes da Terra.

É difícil imaginar o planeta habitado por estas enormes criaturas cercado por um clima seco e árido, cheio de vulcões e movimentações geológicas.

Ninguém sabe ao certo quando foram encontrados os primeiros vestígios de ossos de dinossauros. Há cerca de 2.000 anos, os chineses já mencionavam achados de gigantescos ossos. Eles acreditavam que pertenciam a terríveis dragões!

Mas foi na Inglaterra do século XIX que estes enormes ossos foram melhor compreendidos e classificados pelo cientista Sir Richard Owen. Foi ele o responsável pela criação do termo dinossauro que significa "lagarto terrível". A partir de então muitos dinossauros foram descobertos em várias partes do planeta!

O que é um fóssil?

Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que ficam preservados nas rochas.

Você sabia que os animais que se alimentam só de vegetais são chamadosde herbívoros?

Já os carnívoros, como o próprio nome diz,se alimentam de carne. E por fim, os que se alimentam de ambos, carnes e vegetais, são conhecidos como onívoros.

A era Mesozóica

Os dinossauros habitaram a Terra há milhões e milhões de anos, durante 160 milhões de anos! Viveram numa era conhecida como Mesozóica, que se divide em 3 grandes períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

O Período Triássico (250 milhões de anos até 200 milhões de anos)

Foi no final deste período que surgiram os primeiros dinossauros. Naquele tempo todos os continentes eram unidos em uma enorme massa de terra chamada Pangéia. O centro deste continente era muito distante do mar, por isso havia muitas áreas desérticas, quentes e secas. Mas para a nossa surpresa, perto dos rios e nas costas dos mares existiam florestas exuberantes, onde habitavam, além dos dinossauros, outras espécies de répteis, insetos, peixes e uma grande variedade de vida marinha.

O Período Jurássico (200 milhões de anos até 145 milhões de anos)

Durante este período, o grande continente Pangéia começou a se separar. Com isso, iniciou-se a formação de grandes mares que reconhecemos como os oceanos e mares atuais.O resultado desta movimentação foi um climamais úmido e menos árido em alguns pontos. Samambaias e árvores coníferas ocuparam partedo espaço dos desertos, e o centro dos continentes ficou mais habitável.

Os dinossauros se multiplicaram e muitos tipos diferentes surgiram, tais como os enormes saurópodes herbívoros, os encouraçados anquilossauros e os temidos terópodes carnívoros.

O Período Cretáceo (145 milhões de anos até 65 milhões de anos)

Neste período os continentes já estavam separados de forma muito semelhante ao que conhecemos hoje. As florestas evoluíram e as primeiras plantas com flores apareceram.

Este foi o auge da era dos dinossauros, onde reinava o feroz e temido Tyrannosaurus Rex.

Bandos de Triceratops com seus magníficos chifres e Parasaurolophus com suas cristas enormes e barulhentas também vagavam pelo planeta!

Conheça algumas espécies de Dinossauros e aprenda um pouco mais sobre eles: 

- Amazonsaurus

- Anhanguera

- Cearadactylus

- Trigonosaurus Princei

- Unaysaurus Tolentinoi

 


Dicas de sala de aula