Energias

Energias

Muita energia...

Você já parou para pensar o quanto somos dependentes de energia? Ligar a televisão,
o computador, sair com o carro, etc.
Haja energia para tudo isso!

A forma de energia que mais utilizamos é a elétrica, mas existem várias formas de
gerar energia... Algumas prejudicam bastante o meio ambiente, outras não. O modelo de energia que não polui o meio ambiente é chamado de modelo “limpo”,
isto é, que não polui.

Várias formas de gerar energia

Vamos então conhecer as diversas formas de gerar energia:

Começando pela energia hidráulica, que aproveita a força das quedas d’água para gerar energia. É a mais utilizada atualmente na maioria dos países, mas também é a mais cara e que exige mais mudanças ambientais, pois para sua produção é necessária a construção de hidroelétricas.

O biogás, que é um gás natural, também é fonte de energia. É produzido durante o processo de decomposição que certos tipos de bactérias realizam a partir de resíduos orgânicos, como esterco, palha, bagaço de vegetais e lixo. O gás produzido pode ser usado como combustível para fogões, motores ou mesmo para turbinas que gerem eletricidade.

Outra forma de gerar energia é através do sol. A energia solar é considerada uma fonte de energia inesgotável e uma das formas de obtê-la é através do coletor solar, um dispositivo responsável pela absorção e transferência da radiação solar para um fluido (geralmente a água) sob forma de energia térmica.

Existe também a energia eólica, que é a energia obtida pela força dos ventos. Esse tipo de energia é considerada uma das mais competitivas, pois seu custo é relativamente baixo, e o retorno acontece a curto prazo.

Existe também a energia obtida através do petróleo e carvão, mas os produtos residuais durante sua utilização eliminam gases poluentes no meio ambiente, portanto, apesar de serem formas de energia muito utilizadas até o momento, existem várias pesquisas que buscam fontes alternativas de energia, como as mencionadas anteriormente.

 

Curiosidades  

Motor movido a ar! Isso é possível? Parece que sim... O francês Guy Nègre já criou o MDI “MiniCat”, movido à ar comprimido. O motor tem a capacidade de movimentar um carro a uma velocidade de até 110/130 km/h, com um custo R$ 6,00 (seis Reais) a cada 250/300 km corridos, e, além do mais, tem a vantagem de não poluir a atmosfera.

As primeiras rodas hidráulicas foram construídas cerca de 2 mil anos. As correntes dos rios as movia, e assim levavam água aos campos e colocavam os moinhos para moer os grãos.

O primeiro motor inventado foi a máquina a vapor inventado em 1777. Quem nunca ouviu falar em Maria Fumaça? Durante muitos anos os trens eram movidos a máquinas a vapor.

Solar Challenger - Em 1981, o primeiro avião tendo energia solar como fonte, atravessou o Canal da Mancha.

A energia nuclear é gerada a partir de um metal raro chamado urânio. Os resíduos deste metal são altamente prejudiciais à saúde, por isto são depositados debaixo da terra.

Os primeiros automóveis foram construídos por Daimler e Benz na Alemanha, entre 1885 e 1886. Tinham um novo tipo de motor, o motor de combustão interna.

 (fonte: http://www.sitedecuriosidades.com/ver/motor_a_ar:_a_revolucao.html)

 


Dicas de sala de aula