Espião

Espião

Se você quer se tornar um bom espião deve estar sempre atento ao que acontece a sua volta, tem que saber guardar segredos, conectar informações, precisa de locais para esconder suas mensagens, saber se disfarçar e sempre procurar uma oportunidade para enganar o inimigo e descobrir seus segredos!

Os espiões têm diversas formas de se comunicar, são códigos secretos, sinais manuais, tintas invisíveis, sinais no chão, etc. Um dos mais conhecidos meios de comunicação em código é o Código Morse que foi inventado pelo norte-americano Samuel F. B. Morse. Ele percebeu que os impulsos elétricos podiam agir sobre um eletroíma e mover uma alavanca, transmitindo um sinal longo ou curto. Ao passar uma tira de papel por baixo da ponta de metal criou um novo método de comunicação! O mais interessante é que também é possível se comunicar em Código Morse usando luz (pode ser uma lanterna) ou o som (buzina de carro).

O Código Morse é mesmo muito interessante! Clique aqui para conhecê-lo.

 

Outro cógigo que você também pode utilizar para escrever suas mensagens secretas é esse abaixo, super simples, basta associar a letra que você quer usar na linha oposta, veja:

A B C D E F G H I J K L M

N O P Q R S T U V W X Y Z

Assim, a palavra “MENSAGEM” fica: “ZRAFNTRZ”, entendeu?

 

A turma Smartkids tem um código muito legal para mensagens pelo celular!

Clique aqui para conhecê-lo.

 

Para um bom espião, disfarces também são importantes. É preciso ter vários chapéus, bigodes, roupas, maquiagens, narizes e perucas. Tem até que se passar por gordo, magro, mudar a voz e ter diversos modos de caminhar.

A profissionalização da função de espião aconteceu no século XV, quando vários países criaram organizações para obter informações no exterior e proteger seus segredos. No século XX, com as intensas guerras, surgiram alguns serviços de inteligência e espionagem como o MI5 e o MI6 (serviço britânico de informações), KGB (Serviço Secreto da antiga União Soviética) e a CIA (sigla em inglês para Agência Central de Inteligência) que é, até hoje, o serviço de inteligência dos Estados Unidos.

Alguns espiões se tornaram importantes durante as grandes guerras como Kim Philby, Sir Francis Walsingham, Julia Child, Josephine Baker entre outros; clique aqui para conhecer alguns deles.

 

Certamente existiram muitos outros espiões e espiãs secretas mas, infelizmente, não saberemos quem foram pois suas profissões eram seus maiores segredos!

LITERATURA

Na literatura também encontramos espiões muito importantes, quem nuca ouviu falar de Sherlock Holmes? Este famoso detetive foi criado pelo escritor e também médico britânico Sir Arthur Conan Doyle no final do século XIX. Sherlock Holmes ficou famoso por utilizar a lógica dedutiva para desvendas seus mistérios. Segue alguns títulos para você não deixar de ler:

- Um estudo em vermelho - 1887.

- O signo dos quatro - 1890.

- As Aventuras de Sherlock Holmes - série de 12 contos - 1892.

- O Cão dos Baskervilles - 1902.

- O vale do terror - 1915.

- Memórias de Sherlock Holmes - série de 11 contos - 1894.

- O Retorno de Sherlock Holmes - série de 13 contos - 1905.

- Os Casos de Sherlock Holmes - (The Case-Book of Sherlock Holmes) - série de 12 contos - 1927

- O último adeus de Sherlock Holmes - (His Last Bow) - série de 8 contos - 1917.

E a Rainha do crime, sabe quem é? É a famosa também britânica escritora Agatha Christie. Esta dama inglesa nasceu em 1890 e escreveu mais de 80 romances policias e é a autora mais publicada de todos os todos os tempos! Somente a bíblia supera as bilhões de cópias vendidas. Segue algumas sugestões de títulos, mas garantimos que qualquer um dos seus 80 títulos é aventura e suspense garantido.

- O Assassinato de Roger Ackroyd - 1926

- Assassinato no Expresso do Oriente - 1934

- Morte no Nilo - 1937

- O Caso dos Dez Negrinhos - 1939

- Cai o pano - 1975

 

CINEMA

O agente mais famoso do cinema, James Bond 007! Foi criado por mais um famoso escritor inglês Ian Fleming em 1953. Mas foi no cinema que este personagem criou fama. O primeiro filme, Dr. No, estreou em 1962, depois disto foram mais 22 sucessos. Galãs como Sean Connery e Roger Moore foram agentes 007 inesquecíveis! Atualmente o ator Daniel Craig vive as aventuras de James Bond!

Filmes para você não perder!

- Dr. No - 1962

- From Russia with Love - 1963

- Goldfinger - 1964

- Thunderball - 1965

- You Only Live Twice - 1967

- On Her Majesty's Secret Service - 1969

- Diamonds Are Forever - 1971

- Live and Let Die - 1973

- The Man with the Golden Gun - 1974

- The Spy Who Loved Me - 1977

- Moonraker - 1979

- For Your Eyes Only - 1981

- Octopussy - 1983

- A View to a Kill - 1985

- The Living Daylights - 1987

- Licence to Kill - 1989

- GoldenEye - 1995

- Tomorrow Never Dies - 1997

- The World Is Not Enough - 1999

- Die Another Day - 2002

- Casino Royale - 2006

- Quantum of Solace - 2008

 

Não perca o que preparamos para você!

- Código da Turma

- Código Morse

- Principais Espiões