Esportes de Inverno

Esportes de Inverno

Cada estação do ano tem suas características e também os esportes mais praticados. No inverno não é diferente e para quem gosta de se aquecer praticando esportes há muitas opções!

Para você ficar por dentro dos esportes praticados no inverno, preparamos informações e dicas para você. Veja só...
Patinação no Gelo
Patinar sobre o gelo era uma forma de locomoção usada há muito tempo atrás, principalmente pelos europeus, que tinham que se deslocar pelos lagos e canais congelados durante os longos períodos de frio intenso, mas, a patinação como esporte teve início na Inglaterra, já no século XVIII. Em 1860, foi o norte-americano Jackson Haines quem revolucionou esse esporte, fazendo com que ficasse mais atraente, introduzindo a música, coreografia e a dança. A primeira competição internacional de patinação artística foi organizada em Viena, Áustria no ano de 1882 e a primeira vez que este esporte entrou oficialmente para os Jogos Olímpicos foi em 1924, em Chamonix, na França.
No Brasil a patinação chegou por volta de 1900, época em que as famílias ricas iam passear na Europa e traziam algumas das novidades que encontravam por lá. Com a construção de alguns rinques de patinação, começou a tornar-se mais conhecido e esses lugares passava a ser o ponto de encontro da sociedade. 
É um esporte com características simples, pois consiste em equilibrar-se sobre os patins, fazendo acrobacias que se diferenciam pela ousadia dos esportistas. Pode ser praticado individualmente, em duplas ou mesmo em grupos.
É muito comum, principalmente no inverno, encontrarmos pistas de patinação nos shoppings da cidade.
Para saber mais clique aqui
Hockey
Teve origem no Canadá, em 1860. Somente dez anos mais tarde houve a padronização das regras básicas do jogo estabelecidas por estudantes da Universidade McGill em Montreal. A Federação Internacional de Hockey no Gelo foi fundada em 1908 na cidade de Paris. Assim com a patinação no gelo, o hockey passou a fazer parte dos Jogos Olímpicos também em Chamonix, na França. Já o Hockey no Gelo feminino passou a fazer parte das Olimpíadas muito tempo depois: em 1998, em Nagano, Japão.
No Brasil esse esporte começou a ser praticado por imigrantes ex-jogadores em seus países de origem. Acredita-se que o primeiro jogo de Hockey no Brasil foi jogado em 1967, no Hotel Quitandinha, Petrópolis. Em 1996, foi fundada a CBHG - Confederação Brasileira de Hóquei no Gelo http://www.cbhg.com.br/ que desde então favoreceu muito o crescimento do esporte no Brasil e nas principais competições internacionais.
Esqui
Foi na pré-história a identificação da primeira forma de esqui que se tem conhecimento vem da pré-história, onde "pranchas" feitas de ossos de animais de grande porte que provavelmente eram utilizadas para deslocamento nas terra coberta de neve ou gelo da época.
No século XIX teve início como atividade desportiva internacional. As primeiras competições, de corridas e saltos, aconteceram na segunda metade do século. Nesta época a prática de esqui era muito comum nas classes mais abastadas, mas a evolução de equipamentos e técnicas para esquiar foi rápida e o esporte também passa a ser mais acessível, inclusive sendo atração turística importante em hotéis de regiões mais geladas. Começa a fazer parte dos Jogos Olímpicos em 1931.
No Brasil a história do esqui começa na década de 60, através de jovens que já praticavam o esqui inclusive em competições na Europa e América do Sul. O esporte foi ganhando adeptos por aqui e a partir de 1990 equipes profissionais passam a competir nos principais eventos internacionais. Em 2006, nos Jogos Olímpicos de Turim, na Itália, o Brasil obteve o melhor resultado em jogos olímpicos, com o 9º lugar obtido por Isabel Clark Ribeiro.
Já pensou em esquiar na grama?
O esqui sobre grama foi inventado na Alemanha em 1966 como treinamento para o esqui alpino. São esquis adaptados, e possuem uma esteira sob cada esqui, que é bem curtinho, com entre 70 cm e um metro de comprimento. Os esquiadores também usam bastões para ganhar impulso, e mais equipamentos de segurança obrigatórios, como caneleiras, joelheiras, cotoveleiras e capacete. Assim como no esqui alpino, o objetivo no esqui sobre grama é descer uma montanha, embora seja uma montanha sem neve, e a trilha seja mais ou menos sem curvas. A competição mais importante do esqui sobre grama é a Copa do Mundo, disputada anualmente desde 1999, e que é, na verdade, um circuito mundial, com etapas em diversos países do mundo cujos pontos são somados para se determinar o campeão.
Snowboard
Engana-se quem imagina que o snowboard é um esporte novo, pois ele teve origem em pranchas usadas desde 1920, por pessoas que tinha que se locomover por determinados trechos com gelo.
Mas foi em 1960, a partir da invenção de um “brinquedo” criado pelo engenheiro Sherman Poppen para sua filha deslizar na neve, que o esporte começou a tomar forma. Inicialmente era chamada de “snurfer”, numa junção das palavras “snow” e “surf”, virou moda quando uma empresa norte-americana comprou seus direitos autorais e começou a fabricar as pranchas para snowboard. Em 1997 passou a ser considerado esporte olímpico.
No Brasil, o snowboard é praticado desde 1980, e, desde então participou de todos os campeonatos mundiais de snowboard até hoje. Passou a ter seu próprio campeonato nacional em 1995.
Saiba mais sobre esse esporte clicando aqui
Curiosidade
O esqui mais antigo de que se tem conhecimento, é o "HotingSki" com cerca de 4.500 anos. Atualmente encontra-se exposto em Estocolmo, na Suécia.


Dicas de sala de aula