Verão

Verão

Quando pensamos em Verão, quais são as primeiras coisas que vem à cabeça??? Férias, sol, calor, praia, diversão, piscina, brincadeiras! Nossa, tem muitas coisas boas para fazer nesta estação do ano!

O verão é a estação do ano que vem depois da primavera e antes do outono. O motivo para tanto calor é que, durante essa estação, uma porção da Terra está mais próxima do Sol, fazendo com que os dias sejam mais longos que as noites, isto depende dos movimentos da Terra em torno do Sol. Assim, o verão ocorre em épocas diferentes dependendo do local da Terra em que estamos: no Hemisfério Norte, o verão se vai de 21 de junho até 23 de setembro, já no Hemisfério Sul, que é o caso do Brasil, ele começa em 21 de dezembro até 20 de março.

Como os dias de verão são mais longos, muitos países adotam o horário de verão, adiantando em uma hora o relógio, de forma a economizar energia elétrica e diminuir o consumo nos horários de pico.

Nessa época do ano as temperaturas são elevadas e é comum a ocorrência de chuvas, pois a evaporação das águas se intensifica em razão do calor, dessa forma além de pensar em diversão, devemos tomar determinados cuidados e precauções importantes, por vários motivos, por isso selecionamos algumas dicas importantes para você.

Clique aqui e confira as nossas DICAS DE VERÃO.

Nada de dengue no verão!

A dengue é uma doença transmitida através da picada do mosquito Aedes aegypti. O ciclo reprodutivo do mosquito se intensifica no verão em função das chuvas e do calor, combinação propícia para a postura e desenvolvimento de ovos dos mosquitos, por isso é preciso ter cuidados para prevenir essa doença. Para saber sobre a dengue e como prevení-la, pesquise em nosso especial, clique aqui!

Brincadeiras e diversão no verão!

No verão o ideal é aproveitar os dias maravilhosos, cheios de sol para brincar ao ar livre. Na praia ou no campo há sempre muitas brincadeiras divertidas para fazer. Aqui vai algumas sugestões divertidas para você aproveitar:

Brincar de “caça ao tesouro” é uma brincadeira divertida. Nesta brincadeira alguém esconde um objeto que represente "o tesouro" e fornece pistas enigmáticas para que seja possível construir-se uma rota que leve à sua descoberta.

Fazer “passeios de descobertas” é uma forma divertida de conhecer melhor o local e os habitantes de onde você está visitando. Para isso você pode imaginar que é um jornalista e que tem que explorar todas as curiosidades sobre o local, assim você pode visitar museus locais, entrevistar moradores da cidade, visitar locais pitorescos e é claro, tirar fotos e registrar tudo, pois este material pode resultar um excelente trabalho para quando você retornar as aulas.

Brincar de colecionador é uma atividade divertida e inteligente para as férias. Para começar você deve procurar objetos interessantes como, por exemplo, conchas, pedras diferentes, folhas ou flores exóticas e fazer uma pesquisa na internet, procurando o máximo de informações relacionadas com as características para depois classificá-las.

Desenhar e pintar paisagens dos lugares por onde passar é interessante e divertido. Você pode levar seu bloco de desenho e bloco de anotações e com eles organizar um diário de bordo, ou seja, fazer um relato sobre tudo que aconteceu na viagem, dando ênfase aos acontecimentos mais divertidos e pitorescos, ilustrando com os desenhos que você fizer. Neste material pode ser acrescentado também fotografias.

A brincadeira “contadores de histórias” é bem divertida! Deve ser feita em grupos e cada grupo deve inventar partes de histórias, as mais esquisitas possível, depois, cada grupo terá que gravar a história, uma em seguida da outra. Quando reproduzir a gravação geral, prepare-se, pois vai ser impossível não rir!

Para conhecer algumas brincadeiras interessantes para fazer na piscina, clique aqui!

Curiosidades:

E o dia mais quente registrado até hoje ocorreu em 13 de setembro de 1922, em Azizia, na Líbia. O termômetro atingiu a temperatura de 58 ºC e um detalhe: era na sombra!


Dicas de sala de aula