Minas Gerais

Sigla: MG
Capital: Belo Horizonte
Região: Sudeste
População: 18 milhões de habitantes
Área: 586,2 mil Km2

Quem nasce no estado de Minas Gerais é...
Mineiro

Não pode faltar na mala
Roupas leves, guarda-chuva e protetor solar. O clima tropical e tropical de altitude, garante verões chuvosos e invernos secos.

O que vemos pelo caminho
Minas Gerais é cortada pelo Rio São Francisco. As belas paisagens, depressões, vales e montanhas encantam a viagem. Ao Sul, temos floresta e ao norte cerrado.

Não deixe de visitar
Minas é muito visitada pela famosa arquitetura do Brasil colonial. Diamantina e Ouro Preto com suas obras barrocas de Aleijadinho são hoje patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco.

Para se divertir
O carnaval de Ouro Preto. Caminhadas na Serra da Canastra, Caparaó e Serra do Cipó, também famosas pelas cachoeiras, cavernas e exuberante mata. Um pão-de-queijo quentinho. Humm.

O que fazem por lá
Extração de minerais como ferro, ouro, zinco e diamantes. Possuem grandes rebanhos bovinos e são os maiores produtores de leite do país. Na Indústria e agricultura são fortes especialmente no sul.

Fique por dentro
Minas foi muito explorada no século 18, especialmente devido às jazidas de ouro e diamantes. A Inconfidência Mineira, liderada por Tiradentes, tinha como ideologia pôr um fim na exploração do Brasil por Portugal.