Estrutura da Célula

Estrutura da CélulaOs seres vivos possuem minúsculas estruturas que fazem simplesmente tudo para que o organismo funcione perfeitamente. São as células, que em sua maioria tão pequenas que nem podem ser vistas a olho nu.

 Existem vários tipos de células, com formatos diferentes, e essa variação tem haver com a função que desempenham. Assim, no corpo humano, por exemplo, existem as células nervosas com a função de transmitir mensagens do cérebro até a periferia do corpo, por isso tem prolongamentos para cumprir essa função, há as células da pele que tem que estar sempre unidas para proteger o organismo e as hemácias, células do sangue que transportam os gases da respiração.




Mas, internamente todas elas são iguais e possuem organoides, ou seja, estruturas que fazem atividades diferenciadas, veja só...

Estrutura da Celula

Membrana plasmática: delimita o conteúdo celular e permite a passagem de nutrientes e resíduos celulares que não serão mais utilizados.

Citoplasma: local onde os organoides estão imersos.

Núcleo: parte da célula em que estão o material hereditário, que são os cromossomos.

Complexo de Gogi: responsável pelo armazenamento e secreção de substâncias.

Ribossomos: realizam a síntese de proteínas.

Mitocôndria: responsável pela respiração celular.

Retículo Endoplasmático: canais que, além de ajudar no transporte de substâncias dentro da célula também ajudam na síntese de proteínas.

Lisossomos: realizam a digestão celular.

Centríolos: tem a função de orientar a divisão celular.

Também é importante lembrar que as células vegetais são um pouco diferentes das células animais, pois tem uma membrana a mais para lhes conferir resistência, a membrana celulósica e tem ainda um organoide a mais, chamado cloroplasto, com a função de captar a luz solar para realizar a fotossíntese.

Existem algumas células que podem ser vistas sem o auxílio de lentes de aumento, são elas: gema de ovos, alvéolos de laranja, óvulo humano, célula da bainha da folha da bananeira.

Curiosidade

Existe apenas uma classe de seres vivos que não possuem estrutura celular: são os vírus, formados apenas por um envoltório protetor e pelo material genético.