Formas Geométricas

Formas Geométricas

Ao nosso redor existem muitas
formas diferentes. Quer conferir?
Então, responda: qual é a forma
da mesa de refeições da sua casa?
E do espelho do quarto? E a forma
da televisão, qual é? Pois é,
estamos cercados de
círculos, quadrados,
retângulos, triângulos etc.

Mas como identificar cada uma delas?
É muito fácil! Basta perceber o
seu contorno: passando a mão em
uma bola, você percebe o contorno
arredondado. Assim, este é o círculo.

Agora, passe o dedo ao redor de seu livro escolar... Ele tem quatro lados, mas eles não são iguais, dois lados são menores e os outros dois são maiores, por isso, essa forma se chama retângulo.

Já o quadrado, tem quatro lados iguaizinhos e você pode encontrar essa forma no dado do seu jogo.

O contorno de uma montanha ou morro, por exemplo, tem três lados, que podem ser iguais ou não. Então, essa forma é um triângulo.

Agora, dê uma volta em sua casa ou no pátio da sua escola para ver onde vai encontrar essas formas. E, não se esqueça de contar quantas vezes cada uma aparece. Pode ter certeza que vai encontrar várias!

Existem também outros tipos de formas: o pentágono, com cinco lados; o hexágono, com seis lados; a elipse, com aspecto oval, entre muitas outras como o losango! Aliás, o termo certo é LOSANGO e não LOSÂNGULO, hein... Não confunda!Ele também temquatro lados iguais e você pode encontrar essa forma na pipa e na pedra do diamante. 

Nós também preparamos um jogo bem legal para você brincar e reconhecer as formas geométricas... Para jogar é só clicar aqui.

Temos também vários passatempos divertidos sobre formas geométricas, veja só
 

Curiosidade

O círculo e o amor...

Por volta de 2800 a.C., os egípcios usavam um anel para simbolizar o casamento. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, por isso simbolizava a eternidade para a qual o casamento era destinado.

(fonte: Guia dos Curiosos) 


Dicas de sala de aula