Frutas

Frutas

Hummm!!! Que delícia o gosto da manga, docinha, de preferência colhida no pé... E o abacaxi, o maracujá, a maçã, o abacate... Nossa, quantas frutas deliciosas, não é mesmo?!?! Além de deliciosas são saudáveis.

As frutas são muito importantes na nossa alimentação e nos ajudam a manter a saúde, além disso, como algumas delas são muito fáceis de transportar, podemos levar a qualquer hora, no trabalho, na escola, no parque, tendo sempre à mão um alimento nutritivo.

Elas são fonte de muitos nutrientes importantes para o organismo, entre eles as vitaminas e minerais, além das fibras, que facilitam a digestão e o funcionamento intestinal.

As frutas podem ser servidas sozinhas ou junto com outros alimentos, são leves, e, por serem refrescantes, são muito consumidas no verão.

Fruta, fruto ou legume???

Para não dar uma grande confusão é preciso diferenciar: o termo fruta é o nome vulgar dado aos frutos comestíveis de sabor adocicado. Assim, toda fruta é, na verdade um fruto.

O legume também é um fruto, apesar de ter uma aparência diferente, alguns tem até sabor adocicado, como é o caso do ingá. Estão também neste grupo o tomate, a abóbora e o pepino.

Partes da fruta

A função do fruto é proteger a semente, localizada no interior dele. Todo fruto tem partes básicas: o pericarpo e a semente. O pericarpo se divide em epicarpo - parte mais externa do fruto que corresponde à casca, mesocarpo - é a parte intermediária do fruto e corresponde à parte comestível e endocarpo - parte mais interna do fruto e corresponde à parte que protege as sementes.

Classificação dos frutos

Os frutos podem ser classificados em carnosos e secos.

Os frutos carnosos são aqueles que têm pericarpo suculento, se dividem ainda em dois grupos: baga - com sementes livres, espalhadas no mesocarpo, como é o caso da melancia, goiaba, pepino, uva, laranja, limão, tomate, entre tantos outros e drupas, com uma única semente no endocarpo, que geralmente é duro e espesso, como por exemplo o abacate, pêssego, ameixa, manga, azeitona, etc.

Já os frutos secos têm seu pericarpo seco e alguns podem se abrir espontaneamente quando as sementes estão maduras. Alguns exemplos de frutos secos são a castanha-do-pará, feijão, ervilha, soja, girassol, arroz, milho, entre outros.

Frutas diferentes em cada estação

Você já reparou que em cada estação do ano encontramos frutas diferentes na feira ou no mercado? Isso ocorre porque as frutas têm preferências climáticas para se desenvolver, são as chamadas frutas da estação. Assim, algumas preferem épocas mais frias do ano, como é o caso do caqui, tangerina e algumas espécies de mamão. Outras se adaptam melhor em estações quentes, como é o caso do abacaxi, uva, melão, maracujá, entre outras.

Dessa forma em países de clima tropical, como é o caso do Brasil, encontramos na maior parte do ano frutas que se desenvolvem em clima quente. São as frutas tropicais, imprescindíveis no verão intenso de nosso país!

Se você quiser saber sobre o uso medicinal das frutas, clique aqui.

Que tal conhecer as características de algumas frutas?

- Abacaxi 
-
Açaí
-
Acerola
-
Banana
-
Caju
-
Cereja
-
Goiaba
-
Laranja
-
Limão
-
Maça
-
Mamão
-
Melancia
-
Melão
-
Mexerica
-
Pêra
Uva 

Curiosidade:

Encontramos em nosso país uma imensa variedade de frutas. Para você ter uma ideia, até agora já foram catalogados mais de 300 tipos de frutos genuinamente brasileiras, mas os especialistas acreditam existam muito mais que ainda não foram descobertas!


Dicas de sala de aula