Higiene Bucal

Higiene Bucal

 Manter a higiene bucal é fundamental não só para os dentes e boca, mas para o corpo todo. E não pense que isso é muito complicado de fazer, pois não é! Basta criar uma rotina e fica tão simples quanto realizar as outras atividades diárias como, por exemplo, comer, lavar as mãos etc.
Explicando melhor, criar uma rotina de higiene bucal significa desenvolver ações simples para manter a boca e os dentes limpos. Faz parte da higiene bucal escovar os dentes, passar fio dental, usar elixir bucal e, é claro, consultar o dentista frequentemente para verificar se não há nenhum problema.

 

 

E se o “bicho” atacar???

A cárie é a proliferação de bactérias na boca que acabam afetando os dentes. Esse problema só ocorre pela associação de dois fatores: excesso de alimentos que prejudicam os dentes e falta de higiene bucal. Assim, se a pessoa está acostumada a comer alimentos que contém muito açúcar, por exemplo, efica sem escovar os dentes, os restos desses alimentos servirãopara que as bactérias, naturalmente em pequeno número, na boca, sem nos prejudicar, se reproduzam mais facilmente e acabem atacando, também, nossos dentes.

Portanto, vale à pena seguir as dicas que demos acima e estar sempre alerta para não ter problemas.

É importante saber que a cárie é uma doença transmissível. O nome da bactéria que causa a cárie é Streptococcus mutans e pode ser transmitida de várias maneiras, entre elas, ao assoprar um alimento ou experimentar a comida com o talher que será usado por outra pessoa. Assim, prestar atenção a estes fatores é fundamental, também, para prevenir a contaminação.

A boca dos bebês também precisa de cuidados!

É importante cuidar da higiene bucal desde o nascimento: no recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida, em água limpa, para remover os resíduos de leite. Isso favorecerá à gengiva crescer saudável e preparada para a primeira dentição.

À medida que a criança vai crescendo, os procedimentos mudam e por isso é tão fundamental que os pais consultem o dentista, para agirem da forma correta em cada etapa do desenvolvimento de seus filhos.

Alimentação balanceada também protege os dentes!

Ter uma alimentação balanceada faz bem, também, para os dentes. Assim, excesso de alimentos com açúcar e gorduras são considerados cariogênicos, ou seja, provocam cáries e devem ser evitados. Ao contrário, existem os alimentos não-cariogênicos, que são aqueles que agem como detergente, facilitando a higiene bucal. 

 

Curiosidades

A saliva tem várias funções: lubrifica e umedece o interior da boca para facilitar a fala e transformar os alimentos numa massa fácil de ser digerida; ajuda a controlar a quantidade de água no organismo (quando o corpo está com falta de água, a boca fica seca, surgindo a sede) e também tem a função de dificultar a formação de cáries.Isso porque, ao circular na boca, remove restos de alimentos e bactérias. Diariamente, passam pela boca de 1 a 2 litros de saliva produzidos pelas glândulas salivares.
(fonte: Guia dos Curiosos)


Dicas de sala de aula