Higiene

Higiene

O que é, o que é que temos que fazer todos os dias, mas não cansa e além de tudo faz bem para saúde???

Quem respondeu higiene pessoal acertou!!!

É isso mesmo, a higiene pessoal é muito importante para manutenção da saúde e deve fazer parte de nossos hábitos diários. Depois que você cria uma rotina de higiene, faz tudo certinho e não perde tempo nenhum.

É claro que no começo a mamãe, o papai e até a professora vão ajudar a mostrar como fazer essa higiene direitinho, mas logo dá para você fazer tudo sozinho.

Vamos começar pelas rotinas diárias...

A primeira delas é o hábito de lavar as mãos, muito importante e podemos fazer a qualquer hora, mas principalmente antes das refeições e depois de ir ao banheiro. Nossas mãos nunca param quietas e estão sempre pegando coisas que podem ter micróbios, ou seja, pequenos “bichinhos” que podem fazer mal à saúde. Embaixo das unhas é outro local que eles gostam de se esconder, mas lavando bem as mãos não tem problema nenhum.

Outro hábito de higiene importante é escovar os dentes ao acordar, antes de dormir e depois das refeições. Manter a higiene bucal é fundamental não só para os dentes e boca, mas para o corpo todo. A maneira correta de cuidar dos dentes você pode ver aqui.

Tomar banho todos os dias é muito importante. Usar xampu para os cabelos, esfregando bem e sabonete para o resto do corpo, sem esquecer as orelhas e os pés. O banho, além de deixar você limpinho relaxa bastante depois de um dia de muitas atividades!

Há outros hábitos de higiene pessoal que não precisamos fazer todos os dias, mas sim semanalmente ou mesmo mensalmente. Cortar as unhas, por exemplo, é superimportante para evitar que aqueles “bichinhos”, os micróbios, fiquem escondidos nelas.

Cortar os cabelos também é muito importante e faz parte da higiene corporal. Manter os cabelos cortados, limpinhos e penteados evita que cresçam piolhos. Eles também são bichinhos um pouco maiores que os micróbios dos quais falamos anteriormente.

Mais detalhes sobre o piolho

Os piolhos são da mesma família dos insetos, vivem agarrados aos fios de cabelos e atacam o couro cabeludo, passando de uma cabeça para a outra pelo contato direto, ou seja, através do uso compartilhado de tiaras de cabelo, escovas e pentes, capacetes, bonés, etc.

Ao picar o couro cabeludo da pessoa para se alimentar de seu sangue, o piolho libera algumas substâncias na sua saliva que entram em contato com a pele, causando coceira intensa. Ao coçar, podem formar feridas na cabeça.

Como geralmente, poucos piolhos infestam o couro cabeludo, é um pouco difícil encontrá-los entre os cabelos, mas se a pessoa tiver maus hábitos de higiene, os poucos piolhos começam a se reproduzir e a infestação de piolhos piora, podendo causar anemias e até infecções por causa das feridas.

O tratamento para piolho é feito com a aplicação de medicamentos específicos nos cabelos, próprios para acabar com os piolhos, como xampus e loções, ou também na forma de comprimidos. É importante lembrar que qualquer um desses medicamentos deve ser prescrito por um médico para evitar qualquer tipo de complicação.

Como você pode perceber, manter a higiene corporal é fácil e pode evitar muitos problemas!

Curiosidade

 

Para que as mãos fiquem bem limpas é importante ensaboá-las e esfregá-las por pelo menos 15 segundos, fazendo muita espuma pois é ela que realmente elimina os micróbios.


Dicas de sala de aula