Instrumentos Musicais

Instrumentos Musicais

Quem não gosta de uma boa música para balançar o corpo?!

Devemos agradecer aos instrumentos musicais, responsáveis por produzir diversos tipos de sons que combinados de forma harmônica, formam uma deliciosa música.
Vamos aprender aqui, um pouco mais sobre a classificação dos instrumentos musicais.
Classificação dos instrumentos
Existem várias formas de classificar os instrumentos, uma delas considera os materiais utilizados na construção: madeira, barro, couro e assim sucessivamente. É dessa forma que se classificam as orquestras ocidentais, com as famílias de sopro divididas em madeiras e metais. Muitas especialistas consideram que esta forma de classificação é falha, pois classifica como madeiras as flautas e saxofones metálicos e nestes instrumentos a origem do som é bem semelhante.
Por isso, em 1914, surgiu um sistema completo, embora complicado, conhecido como sistema Hornbostel-Sachs. Este sistema classifica as famílias de instrumentos segundo o elemento que vibra e produz o som. Vamos agora conhecer um pouco mais sobre alguns grupos:

CORDAS

Você gosta de instrumentos de cordas? Que tal uma guitarra ou um violão? Todos os instrumentos desta família possuem cordas. As cordas produzem som da seguintes maneiras:

Quando friccionadas por um arco como é o caso do violino e violoncelo.

Quando pinçadas com os dedos ou uma palheta. É assim que tocamos guitarra e violão!

Instrumentos: Guitarra, baixo, violão, violino, violoncelo, harpa, banjo, berimbau

SOPRO

Aqui é a movimentação do ar que faz com que o som seja produzido. É preciso muito fôlego e muita bochecha para fazer bonito! Os instrumentos de sopro podem ser subdividos em dois grupos metais e madeiras.

MADEIRAS

Você já ouviu passarinhos cantando? Os instrumentos do grupo madeiras produzem sons suaves que parecem até passarinhos cantando. Para tocar os instrumentos, basta soprar no bocal da mesma forma que os instrumentos da família dos metais.

Instrumentos: Flauta doce, clarineta, oboé, fagote

METAIS

Os instrumentos deste grupo são feitos de metal. Antigamente eram feitos de cobre, hoje são feitos de latão (uma liga de cobre e zinco) podendo ser prateados ou dourados.

Quem já viu uma banda passar conhece bem os sons destes instrumentos. Emitem sons alegres e vibrantes e por isso são indispensáveis em bandas de carnaval!

Para tocar um instrumento de metal  basta soprar no bocal. Parece fácil não é? Mas para tocar estes instrumentos é preciso muito treino e disciplina.

Instrumentos: Trompete, trombone, tuba, corneta.

PERCUSSÃO

Família da percussão

Os instrumentos de percussão são fáceis e divertidos de tocar, basta balançar ou bater com as mãos ou baquetas. Você se lembra de algum instrumento desta família? Pensou em tambor, triângulos ou chocalho? Acertou! O prato também faz parte desta família, basta bater um contra o outro para fazer um barulho e tanto.

Estes instrumentos são muito antigos. Eram utilizados em rituais religiosos, festividades, como meios de comunicação, para estimular os trabalhos nos campos e outras atividades. A música e a dança são as manifestações artísticas mais antigas da humanidade, afinal de contas quem não gosta de cantar e dançar uma boa música?

Instrumentos: Pandeiro, tambor, xilofone, triângulo, bateria, pratos, chocalho, tímpano.

TECLAS

Os instrumentos de teclas podem classificados como pertencendo a qualquer uma das categorias anteriores, pelo modo como o som é produzido. Mas, pelo modo de tocar, podem ser considerados instrumentos de uma categoria diferente.

O piano, por exemplo, tem 88 teclas. Quando uma tecla é pressionada, um pequeno martelo bate na corda emitindo o som.

Instrumentos: Piano, Teclado, Órgão, Acordeão 


Dicas de sala de aula