Legumes e Verduras

Legumes e Verduras

Sabia que os legumes e verduras são muito importantes para a sua saúde?

É isso mesmo! Nada de fazer cara feia quando a sua mãe vier com um prato de salada para você comer. Na verdade, ela quer que você cresça forte e saudável, por isso, é importante você comer tudinho, combinado?

Os legumes e verduras são importantes para você, pois fornecem muitas vitaminas, sais minerais, fibras e energia para você poder brincar bastante. Você deve comer, pelo menos, três porções de legumes ou verduras por dia.

Algumas alternativas para deixar esses alimentos ainda mais saborosos são comê-los em sopas ou tortas.

ABÓBORA

Adivinhe qual o legume que também é conhecido como jerimum ou moranga?

Muito bem! É a abóbora. No Norte do Brasil, ela é conhecida como jerimum, e, no Sul, como moranga. Originária da Guiné, a abóbora chegou ao Brasil, no século XVI, pelas mãos dos portugueses.

A abóbora é muito usada para fazer aqueles enfeites "horripilantes" nas festas de Halloween nos Estados Unidos. Mas para a sua saúde a abóbora não faz nada mal, afinal ela tem um alto valor nutritivo.

AGRIÃO

Sabia que o agrião faz muito bem a sua saúde?

É isso mesmo! O agrião é considerado uma boa fonte de vitamina A, essencial para a boa visão e a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do complexo B, responsáveis pelo crescimento e produção de energia e também, vitamina C que é importante para aumentar a resistência do organismo às infecções.

Possui ainda sais minerais como fósforo e ferro que evitam a fadiga mental e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue. Sua alta quantidade de fibras auxilia o funcionamento intestinal.

100 gramas de agrião fornecem 22 calorias.

Para ajudar a mamãe a comprar agrião, diga que esta verdura deve ter folhas verdes bem escuras, brilhantes e firmes, sem manchas ou marcas de picadas de insetos.

ALFACE

Olá, você sabe qual é a origem do alface?

Aquela verdura deliciosa que comemos, principalmente nas saladas, é originária da Ásia. Segundo os estudos, o alface já era utilizado pelos egípcios, gregos e romanos há muito tempo atrás.

O alface contém vitamina A, muito importante para a visão e saúde da pele. Entre as muitas propriedades, a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia.

Cem gramas de alface fornecem 15 calorias.

Peça para a sua mãe sempre comprar verduras com as folhas firmes e consistentes.

BATATA

Sabia que a batata é um tubérculo?

Calma!!! Vou explicar melhor! O turbérculo é como se fosse a raiz da planta responsável por sua reprodução. Ela é originária dos Andes, principalmente Peru e Bolívia. A batata é considerada o legume mais importante do mundo, devido ao seu alto valor nutritivo e energético.

BETERRABA

Você acredita que existe beterraba branca?

É verdade. A beterraba, assim como a batata, também possui raízes tuberculosas, que aparecem em duas colorações: branca, de onde se extrai o açúcar; e vermelha, que é utilizada na alimentação. Ela é muito nutritiva e você deve pedir para a mamãe fazer uma salada de beterraba bem gostosa para você ficar forte!

CENOURA

Você sabia que a cenoura é uma raiz?

Isso mesmo! A cenoura é uma raiz comestível, muito usada na culinária por ser um legume rico em nutrientes. Por ser um legume tão rico, recomenda-se o consumo de pelo menos duas cenouras médias por semana.

RÚCULA

Você sabe qual verdura é conhecida como Mostarda Persa?

Essa pergunta não é nada fácil, não é mesmo? Mas a resposta é muito simples: é a rúcula! Ela vem da mesma família que a mostarda. E também possui sabor picante, forte e amargo.

Esta verdura deliciosa é originária do Mediterrâneo e da Ásia Ocidental. É muito difundida na Itália, de onde vem seu nome e, no Brasil, é mais conhecida nos estados do Sul.

Por ter um gosto muito forte, a rúcula é mais utilizada como complemento de refeições, pois seu sabor forte elimina o sabor dos outros alimentos. Pode ser preparada crua, em saladas, ou refogada, preparo excelente para recheio de pizzas.

Os nutrientes da rúcula são semelhantes aos da mostarda. Ela é rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Também é um excelente estimulande de apetite. 


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