Avião

Avião

Você sabe quem é o "pai da aviação"?

Olá amiguinho, o pai da aviação é o inventor nascido em Minas Gerais chamado Alberto Santos Dumont. Desde criança ele observava os passarinhos para tentar entender como eles voavam.

A maior dúvida de Santos Dumont era: "Como os pássaros conseguem voar, se eles são mais pesados que o ar?". Seu pai notou o interesse de Santos Dumont pela aviação e o encaminhou para estudar na França. Após muitos vôos em aparelhos mais leves que o ar, como o balão, pelo céu de Paris, em 1906, ele tenta um fato inédito: voar com um aparelho mais pesado que o ar!

E ele conseguiu! Na França, uma multidão de curiosos vê seu primeiro avião, o 14-BIS, voar a mais de dois metros do solo, ao longo de sessenta metros. É a consagração definitiva. O mundo todo noticia esse fato.

Santos Dumont também inventou o relógio de pulso - uma forma que ele encontrou para controlar melhor o tempo de vôo. Nesta época em que Santos Dumont estudava uma maneira de voar, também foram inventados a lâmpada e o gravador de som, por Thomas Edison, nos Estados Unidos. Em Paris, os pioneiros da fotografia dão seus passos iniciais e os Irmãos Lumière apresentam os primeiros filmes de cinema que se conhece. Foi uma época marcada por novidades científicas!

Você pode saber mais detalhes sobre Santos Dumont e a aviação nos sites:


Dicas de sala de aula