Trem

Trem

Olá amiguinho, você sabe o que é uma "Maria Fumaça"?

A "Maria Fumaça" é um antigo trem movido a vapor. Hoje em dia, existem muitos passeios culturais e divertidos a bordo de uma "Maria Fumaça". É diversão garantida! A "Maria Fumaça" era há muito tempo atrás utilizada como meio de transporte dos mais variados tipos de carga. Para saber um pouco mais sobre ela, vamos aprender um pouco sobre a história das ferrovias. Vamos lá?

No século XIX, com a Revolução Industrial, surgiram muitas fábricas, que produziam muitas mercadorias, e não tinham como transportá-las.

Então, em 1814, na Inglaterra, o inglês George Stephenson apresentou a primeira locomotiva, com oito vagões com 30 toneladas, dando início à era das ferrovias.

A praticidade e eficiência no transporte das ferrovias conquistou o mundo. Entre 1850 e 1860, o melhor negócio nos Estados Unidos era o de construir e explorar estradas de ferro.

No Brasil, a primeira ferrovia foi inaugurada por Dom Pedro II, em 1854, no dia 30 de Abril. A Estrada de Ferro Mauá ligava a Baía de Guanabara à Serra de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O responsável pela construção foi Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá.

As estradas de ferro estenderam seus trilhos através de montanhas, rios, lagos, desertos, vencendo os obstáculos naturais. Muitos túneis foram escavados.

Em 1958, o trem deixou de ser movido a vapor e passou a ser tracionado por diesel, invenção de engenheiro francês Rudolf Diesel.

A modernização continuou e em 1863, em Londres, surgiu o primeiro metrô. Hoje trens rápidos movidos a eletricidade ou a diesel alcançam grandes velocidades. A evolução não pára nunca. Será que em breve teremos um trem voador? Já pensou!

Você pode saber mais detalhes sobrea história do Trem e das Ferrovias no site:

 

Atualmente existe um tipo de trem muito mais rápido, o trem bala, que pode chegar a uma velocidade de 260 km/h. Vale a pena visitar o site:


Dicas de sala de aula