Mitologia Grega

Mitologia Grega

Desde os primórdios da humanidade, quando não se conseguia entender fenômenos da natureza ou do comportamento humano, as pessoas tentavam arrumar uma forma de explicá-los através de histórias que acabaram por valorizar sua cultura, passar mensagens para os mais jovens e também preservar a memória histórica de seu povo. Assim surgiu o mito, palavra de origem grega e que significa “fábula, história”.

A mitologia é o estudo dos mitos, suas origens, evolução e significado. Dessa forma, estudar a mitologia de uma determinada civilização significa estudar suas raízes e compreender um pouco do imaginário de seu povo.
Entre todas as civilizações, a grega é a que tem maior repertório de mitos, que acompanharam a trajetória de seu povo, deixando histórias de heróis e deuses.
Seres da mitologia grega
Na mitologia existiam seres com histórias fantásticas de coragem e luta: começando pelos deuses, que dominavam as forças da natureza e “determinavam” o que acontecia na vida das pessoas, exerciam grande influência no imaginário das pessoas. Para pesquisar sobre os deuses gregos clique aqui  http://www.mundodosfilosofos.com.br/deuses.htm; os heróis, que eram seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Hércules e Aquiles são grandes exemplos de heróis; existiam também as ninfas, seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade a todos; os centauros eram seres com o corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo; também as sereias faziam parte da mitologia grega, mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes. Todos esses seres, cercados de histórias fantásticas contadas pela mitologia grega.
Vamos conhecer um pouco dos seres mais "famosos" da mitologia grega:
Minotauro:
Monstro com corpo de homem e cabeça de touro. Figura forte e feroz, habitava um labirinto na ilha de Creta. Alimentava-se de sete rapazes e sete moças gregas, que deveriam ser enviados para o labirinto, por ordem do Rei Egeu ao Rei Minos. Muitos gregos tentaram matar o minotauro, mas acabavam se perdendo no labirinto e eram mortos pelo monstro. Somente Teseu, filho do Rei Egeu, teve sucesso. Ele recebeu da filha do rei de Creta, Ariadne, um novelo de lã e uma espada. O herói entrou no labirinto, matou o Minotauro com um golpe de espada e saiu usando o fio de lã que havia marcado todo o caminho percorrido.
Satiros
Seres mitológicos masculinos que possuíam corpo de carneiro, cabeça de homem, orelhas pontudas, cabelos compridos e nariz achatado. De acordo com a mitologia grega, os sátiros acompanhavam o semideus Pan (protetor dos pastores) e o deus Dionísio (do vinho e das festas), vagando pelas montanhas e bosques da Grécia.
 Medusa
Era um monstro feminino e temida por seus poderes. Transformava em pedra qualquer pessoa que olhasse diretamente para ela. Ao contrário de suas irmãs, Esteno e Euríale, Medusa era mortal e foi decapitada pelo heroi Perseu, que utilizou posteriormente sua cabeça como arma.
Centauros
Seres com cabeça e tronco humanos e o corpo de cavalo. A principal história envolvendo os centauros descreve a luta que mantiveram com os Lápitas, povo da Grécia antiga, provocada pelo seu intento de raptar Hipodâmia no dia da sua boda com Piríto, rei dos Lápitas. No comportamento dos centauros fica evidente a predominância dos instintos animais e irracionais.
Curiosidade
Segundo a mitologia greco-romana, os deuses habitavam o Monte Olimpo, que fica no norte da Grécia, perto do mar Egeu. Tem 3 mil metros de altura e é o ponto mais alto do país.
(fonte: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/1473/1/a-morada-dos-deuses.html)
 


Dicas de sala de aula