Noções Espaciais

Noções EspaciaisAs noções de espaço são desenvolvidas pela
criança a partir da experimentação, tendo como referência o próprio corpo. Como a compreensão dessas noções depende da maturação neurológica
da criança e, neste sentido, cada um tem seu ritmo,
 o ideal é estimulá-las, desde cedo, para que
possam experimentar situações diferenciadas que favoreçam essa compreensão.

Trabalhar através de jogos e atividades
lúdicas sempre é a opção mais eficaz e divertida.
Por isso, neste especial sugerimos
algumas atividades...


Para desenvolver o conceito de "direita e esquerda" é importante que o professor perceba qual é a dominância lateral, ou seja, lado dominante dos alunos, pois é a partir desse referencial que a criança começa a desenvolver as noções de lateralidade. Uma atividade com esse objetivo, e que vai movimentar a turma, é pedir que todos os alunos retirem seus sapatos e misturem todos os pares. Em seguida, eles devem procurar os respectivos calçados e vestí-los, mas, antes disso, o professor deve solicitar que coloquem primeiro o pé direito e em seguida o esquerdo, pedindo que eles observem as diferenças.
Outra atividade lúdica, com essa finalidade, é ler com os alunos o livro de Ziraldo – Pelegrino e Petrônio. Em seguida, solicite que contornem os próprios pés em uma folha de papel pardo, pedindo que contornem, primeiro, o pé direito e, em seguida, o pé esquerdo. Ao final, eles poderão pintar o que foi contornado, inventando uma história inspirada no livro, mas, agora, tendo como referência os próprios pés. O professor poderá estimular os alunos, perguntando: "qual será o nome do pé direito?" "Quais características ele terá?" "E do pé esquerdo?"  
Os conceitos de "frente e trás", "em cima e embaixo", "dentro e fora" e "entre objetos", podem ser trabalhados a partir do espaço da sala de aula, que deve ser preparado, com antecedência, pelo professor, organizando diversos objetos em posições que favoreçam a compreensão do conceito. A partir disso é possível criar um jogo em que o professor dará comandos para que os alunos localizem os objetos, como, por exemplo: “pegue o objeto que está na frente do apagador”, “traga o apontador que está entre a caneta e o lápis” e assim por diante. Quem pegar primeiro, ganha um ponto e vai passando a vez para os outros alunos.
Também para trabalhar esse conceito, é interessante fazer a atividade de caça ao tesouro, sendo que as pistas devem ser baseadas nos termos mencionados. Como, nessa faixa etária, os alunos ainda não sabem ler, o professor poderá fazer desenhos simples que representem esses conceitos. Assim, os alunos têm maior possibilidade de fixá-los.
Construir uma cidade, na sala de aula, utilizando sucata e outros materiais gráficos, pode ser uma ótima opção para trabalhar os conceitos relativos à noção espacial. Quanto maiores forem as estruturas montadas, melhores para serem utilizadas com os alunos, que devem ajudar na montagem. Como complemento, os alunos poderão trazer bonecos e carrinhos, para movimentá-los na cidade, seguindo as orientações do professor e/ou colegas, que darão indicações do tipo “vire à direita”, “siga em frente”, “pegue a rua de cima” etc. Em outro momento, os alunos podem se direcionar por conta própria, mas terão que verbalizar, da mesma forma, o que estão fazendo.