Pirâmide alimentar

Você sabe o que é uma pirâmide alimentar?

A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em seis grupos, e indica a forma correta de se alimentar de forma balanceada.

Os grupos da Pirâmide Alimentar são:

Grupo dos alimentos energéticos formado por:

- Carboidratos - esses alimentos, ricos em carboidratos, são a principal fonte de energia para o nosso corpo. Por isso os carboidratos devem ser consumidos em várias refeições. Exemplos de alimentos ricos em carboidratos: cereais, pães, arroz, macarrão, batata, mandioquinha.

- Gorduras - é necessário consumir uma pequena quantidade de gordura, porque as gorduras também fornecem energia para o crescimento e ajudam na formação de hormônios. As gorduras são alimentos muito calóricos, por isso não devem ser consumida em excesso, porque podem causar obesidade. Exemplos de gorduras: margarina, manteiga, óleos, açúcar, chocolate.

Grupo dos alimentos reguladores formado por:

- Vegetais - os vegetais fornecem fibras, vitaminas e minerais muito importante para a saúde e bom crescimento do nosso corpo. Os vegetais devem ser consumidos nas principais refeições. Exemplos de vegetais: alface, cenoura, pepino, brócolis.

- Frutas - as frutas também fornecem fibras, vitaminas e minerais para o nosso corpo. Devemos consumir diversas frutas para absorvermos todas as vitaminas que nosso corpo precisa. As frutas são boas opções para lanches, sobremesas e sucos. Exemplos de frutas: maça, laranja, uva, morango, melancia.

Grupo dos alimentos construtores formado por:

- Laticínios - os laticínios são responsável pelo crescimento e boa formação dos ossos. Exemplos de laticínios: leite, queijo e iogurte.

- Carnes, ovos e feijões - este grupo é a maior fonte de proteína na nossa alimentação. Estas proteínas são muito importante, porque ajudam no crescimento do nosso corpo. As carnes, ovos e feijões devem ser consumidas nas refeições principais, como almoço e jantar.