Partes da Casa

Partes da CasaComo é a sua casa? Qual é o local em sua casa
que você mais gosta de ficar?

Toda casa tem algumas partes básicas, cada
uma com sua função específica e é justamente
isso que vamos estudar a partir de agora.
As casas têm sempre uma parte interna onde
ficam os cômodos e a parte externa onde pode
haver um pátio ou jardim.
Na parte interna há a sala, que é o local de
entrada. Na mesma casa pode haver dois tipos de salas, a sala de visitas, também chamada de sala de estar, onde recebemos as pessoas que os visitam ou mesmo onde os familiares sentam-se para conversar ou assistir televisão e a sala de jantar, que na verdade não precisa ser só de jantar, mas de modo geral é onde se faz as refeições.
Outra parte da casa é a cozinha, local onde se prepara as refeições. Na cozinha há o fogão, os armários, geladeira, mesa e pia, tudo organizado para facilitar o preparo dos alimentos.
O banheiro é o local onde fazemos a higiene pessoal e as necessidades diárias de micção e evacuação, assim, nesse local há um vaso sanitário, chuveiro e pia basicamente.
Um local também importante da casa é o quarto, onde descansamos e guardamos objetos pessoais. A casa pode ter um, dois ou mais quartos, e esse número pode variar de acordo com o tamanho ou necessidades específicas da família.
Na parte externa, há sempre uma área de serviço, onde fica o tanque e máquina de lavar roupa. Pode haver um jardim, onde há plantas, um pátio ou quintal, que geralmente serve como espaço de lazer e a garagem para guardar o carro.
Há casas que tem outros espaços internos adicionais, como escritório, para trabalho e estudo, sala própria para assistir televisão e filmes em DVD, closed, que são locais específicos para guardar roupas e vestir-se, geralmente fica em locais próximos aos quartos, suíte, que é um banheiro conjugado a um quarto e dispensa, para guardar alimentos. Na parte externa há também espaços alternativos, como churrasqueira, piscina, quadra para esportes e até mesmo hortas, para cultivo de alguns alimentos mais consumidos e fáceis de cultivar, como por exemplo, temperos, alface, etc.
Segurança em casa
É fundamental em todas as casas ter critérios básicos de segurança, para prevenir acidentes de todos os tipos e aqui apresentamos algumas dicas para prestarmos atenção em cada cômodo:
Sala e quarto: é preciso ter atenção para objetos cortantes, como tesouras e objetos de vidro, principalmente quando há crianças em casa esses objetos devem ficar em locais altos, fora do alcance das mesmas. É importante também tomar cuidado com tapetes que escorreguem com facilidade. Nesse caso há tapetes antiderrapantes ou mesmo materiais antiderrapantes que podem ser fixados em tapetes já em uso.
Cozinha: também é necessário ter cuidado com objetos cortantes, como facas, que devem ficar longe do alcance de crianças. As crianças também não podem mexer com fogão ou micro-ondas sem a supervisão de um adulto. No caso do fogão a gás o ideal é que o botijão de gás fique do lado de fora para evitar vazamentos, mas quando não for possível, é importante desligar o gás quando não estiver em uso.
Banheiro: é fundamental ter tapetes antiderrapantes no banheiro, principalmente dentro do box, para evitar escorregar. Quando o chuveiro tem aquecimento a gás o cuidado deve ser maior para evitar vazamentos.
Área de serviço: neste espaço o maior cuidado deve ser também com relação a deixar o local seco para evitar quedas. Outro fator importante é deixar todo tipo de produto de limpeza completamente fora do alcance de crianças para evitar envenenamentos pela ingestão desses produtos.
De modo geral é fundamental cuidar das instalações elétricas de todas as partes, para evitar curto circuito e incêndios.
Higiene é fundamental!
Cuidar da higiene é muito importante. A casa deve passar por uma limpeza geral no mínimo uma vez por semana, isso inclui varrer os cômodos, passar pano no chão quando necessário, tirar o pó dos móveis, etc.
Todos os ambientes devem ser ventilados, ter as janelas abertas pelo menos em um período do dia, mesmo em locais frios, pois a circulação de ar é importante para evitar a contaminação por doenças transmitidas através do ar, como a gripe A (e todos os tipos de vírus da gripe), meningite, entre outros.
As roupas de cama e toalhas de banho devem ser trocadas e lavadas com muita frequência e colchões também devem ser limpos e arejados para evitar o crescimento de ácaros e fungos que podem causar alergias e doenças respiratórias.
Curiosidade:
Em alguns países, como, Irã e Grécia, há casas que são esculpidas, ou melhor, construídas em rochas. Essas casas com certeza tem uma estrutura e organização bem diferentes das que estamos acostumados a ver!


Dicas de sala de aula