Universo: Sistema Solar

Universo: Sistema SolarO Sistema Solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites e os chamados pequenos corpos celestes que são: asteroides, cometas, meteoros entre outros.

Todos eles giram em torno do sol. O sol é a estrela mais próxima da Terra.

Os outros bilhões de estrelas que compõem o universo estão tão distantes que vemos apenas à noite como pequenos pontos de luz.

Planetas

Chamamos de planeta os corpos celestes que têm as seguintes características, determinadas pela União Astronômica Internacional: tem que estar em órbita ao redor de uma estrela, ter a sua própria gravidade e ter a sua órbita livre, isto é, o caminho que ele faz não pode ser influenciado ou obstruído por nenhum outro planeta.

Essas características são determinadas pela União Astronômica Internacional

São oito os planetas que fazem parte do Sistema Solar, em ordem de proximidade com o Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Vamos conhecer agora as características desses planetas.

Marte
Na mitologia: Mensageiro dos deuses
É o planeta mais próximo do Sol. Também destaca-se por ser menor de todos os planetas!
Distância média do Sol: 57.910.000 km
Diâmetro: 4.878 km
Temperatura média: 800 C

Vênus
Na mitologia: Deusa do Amor
O segundo planeta mais próximo do sol. O planeta mais brilhante de todos!
Distância do Sol: 108.200.000 km
Diâmetro: 12.103,6 km
Temperatura média: 480 C

Terra
O terceiro planeta a partir do Sol. Somos o quinto maior planeta do sistema solar e o único capaz de suportar vida! 70% da superfície da Terra é coberto por água, o que é essencial à vida!
Distância do Sol: 149.600.000 km
Diâmetro: 12,756.3 km
Temperatura média: 15 C

Marte
Na mitologia: Deus da Guerra.
O quarto planeta a partir do Sol. Também conhecido por planeta vermelho devido a sua cor.
Distâncias do Sol: 227.940.000 km
Diâmetro:6.794 km
Temperatura média: -63 C

Júpiter
Na mitologia: Deus dos Deuses
O quinto planeta a partir do Sol. É o maior de todos os planetas!
Distância do Sol: 778.330.000 km
Diâmetro: 142.984 km
Temperatura média: -150 C

Saturno
Na mitologia: Deus da Agricultura
O sexto planeta a partir do Sol. Planeta famoso por seus incríveis anéis formado por partículas de rocha e gelo. Também é o planeta que possui o maior número de luas!
Distância do Sol: 1.429.400.000 km
Diâmetro: 120.536 km
Temperatura média: -130 C

Urano
Na mitologia: Deus dos Céus.
O sétimo planeta a partir do Sol. É o único planeta que gira de lado! Ou seja paralelo a sua órbitas ao invés de perpendicular como os demais inclusive a Terra.
Distância em relação ao Sol: 2.870.990.000 km
Diâmetro: 51.118 Km
Temperatura média: -214 C

Netuno
Na mitologia: Deus do Mar O oitavo planeta a partir do Sol e o mais distantes deles. Semelhante a Urano se destaca pelo sua cor azulada!
Distância do Sol: 4.504.000.000 km
Diâmetro: 49.528 km
Temperatura média: -220 C

Tipos de Planetas

Existem dois tipos de planetas:

Os planetas terrestres, também chamados de telúricos. São planetas relativamente pequenos em comparação com a maioria dos outros planetas, localizam-se próximos ao Sol e apresentam uma superfície sólida. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Os jovianos, também chamados de gigantes gasosos, são planetas maiores e com a atmosfera composta por gases, principalmente o hidrogênio, o hélio e o metano, e estão bem afastados do Sol. São eles: Júpiter, Saturno Urano e Netuno.

Conheça mais sobre as características de cada tipo de planeta neste vídeo da revista Superinteressante.

Viagens Espaciais

O ser humano desde a antiguidade sempre teve curiosidade por conhecer o espaço. O homem primitivo criou mitos a respeito do Universo e como ele funcionava, deixando registrado através de desenhos em cavernas. Os gregos da antiguidade, foram os primeiros a iniciar o estudo e traçar as primeiras teoria, mas o conhecimento mais profundo a respeito do universo veio mesmo a partir do Século XX, com o desenvolvimento tecnológico e as viagens espaciais.

O primeiro contato direto com espaço ocorreu no dia 4 de outubro de 1957, data em que a antiga União Soviética enviou um satélite artificial denominado de Sputnik para primeira exploração espacial. No mês seguinte foi lançado um novo satélite, o Sputnik II, que levava consigo uma cadela de nome Laika, esse fato ficou na história, pois foi o primeiro ser vivo a entrar no espaço.

Yuri Gagarin foi o primeiro homem a entrar no espaço. Pôde observar a Terra de forma externa e viu a olho nu a tonalidade azulada do nosso planeta, essa viagem teve início no dia 12 de abril de 1961.

Isso era só o começo: oito anos depois, em 20 de julho de 1969, a Apollo XI foi lançada rumo à Lua. Em seu interior estavam os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin Jr. Dessa vez o homem foi mais longe, pousou na superfície lunar e os tripulantes tiveram a oportunidade de pisar no “solo” de outro corpo celeste, nosso satélite natural, a Lua.

Atualmente existem milhares de satélites no espaço, cumprindo as mais diferentes funções: monitor o clima, observar o movimento dos astros, os que ajudam na comunicação e os das estações espaciais.

Como funciona um planetário?

O planetário é o nome do equipamento usado para criar um céu virtual, bem parecido com o céu de verdade. Com ele é possível simular a disposição das estrelas, para qualquer época do ano, em qualquer hora.

O planetário fica dentro de uma sala chamada cúpula. Nela há uma mesa de controle de onde o astrônomo envia diversos comandos ao planetário.

Quando a cúpula fica totalmente escura para simular a noite, o planetário projeta os principais astros que poderíamos ver ao observar o céu verdadeiro, mas sem a utilização de lunetas ou telescópios. A cúpula fica toda coberta com milhares de estrelinhas, criando a sensação de que estamos rodeados pelo céu estrelado ou, ainda, viajando pelo espaço. É uma experiência inesquecível!

Veja aqui se há um planetário perto de você!

Curiosidade

 

Como a Terra, os outros planetas que giram em torno do Sol também têm estações do ano. Alguns, como Marte, apresentam as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Em outros, existe apenas verão e inverno. No entanto, as estações do ano nos planetas do nosso Sistema Solar são determinadas da mesma maneira que as da Terra.
(fonte: Ciência Hoje – Crianças)


Dicas de sala de aula