Sustentabilidade

SustentabilidadeSustentabilidade é o conceito-chave se quisermos construir um planeta onde haja qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O termo significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente
e às outras espécies de seres vivos.

O mais interessante é que não é uma
meta difícil de ser alcançada, basta
apenas ter boa vontade, organização
e deixar de pensar apenas em nós
mesmos, lembrado que em nosso
planeta há bilhões de pessoas, muitas
delas em condições de vida lamentável
e que pequenas ações podem dar
grandes resultados, mesmo que seja a
longo prazo.

Essas ações abrangem vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta como um todo.
Muitas empresas e profissionais de diversas áreas já estão buscando e desenvolvendo soluções sustentáveis, veja alguns exemplos:
Produtos verdes: são produtos, de qualquer gênero, que são produzidos com tecnologia menos agressiva ao meio ambiente. Muitas empresas de aparelhos eletrônicos já estão usando esse sistema de produção. Esses produtos gastam menos energia na produção e são feitos de materiais duráveis e que não agridem o meio ambiente.
Cidades inteligentes: são cidades em que os governantes e a população já tem em mente a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida de seus cidadãos. Os projetos que são colocados em prática em cidades desse tipo deve estar em consonância com o meio ambiente e com os princípios de sustentabilidade. Tudo deve ser pensado em uma cidade inteligente: coleta seletiva, processamento do lixo reciclável, diminuição da poluição ao mínimo possível, eficiência e economia no consumo de energia, acessibilidade para a população, plantio de árvores, etc.
Envolvimento da população
É lógico que para que a ideia de sustentabilidade tenha sucesso, a população deve ter responsabilidade e envolvimento com as questões ambientais. É preciso que cada um comece a fazer a sua parte, a partir do que é possível, mas tendo sempre visão de futuro, do que pode ser melhorado.
Várias pessoas e sociedades já estão mais próximas desse conceito e não se arrependeram de promover a mudança de hábitos, como por exemplo, trocar as sacolas plásticas por sacolas permanentes, não abrir mão da reciclagem de lixo, evitar usar veículos particulares, partindo para os públicos que não poluem o ambiente, etc.
E você??? Como faz sua parte para contribuir para um planeta sustentável?
Curiosidades
Apesar de ser muito antiga, a reciclagem só foi levada a sério pela civilização atual a partir da década de 1970, época em que ganharam força os movimentos pela preservação do planeta, impulsionados principalmente pela primeira crise do petróleo, e a as pessoas começaram a pensar na importância de criar estratégias para o reaproveitamento dos recursos naturais.
(fonte: Guia dos Curiosos)


Dicas de sala de aula