Tabuada da Multiplicação

Tabuada de MultiplicaçãoTabuada da Multiplicação

Você que aprender a tabuada! Vamos aprender diversas formas e métodos diferentes, você vai saber tudo sobre tabuada depois deste especial!

Você sabe quanto é 2 x 3? E 7 x 8? Bem,
se está ficando difícil, é importante você
continuar lendo esse especial...

A multiplicação não é um “bicho de sete
cabeças” e quando você compreende como funciona fica até divertido fazer essas contas
e resolver problemas.

Para começar, é importante entender que a multiplicação nada mais é do que a soma de parcelas iguais, como por exemplo:
3+3+3+3 = 4 vezes repetindo o número 3 ou 4x3 = 12.

Agora veja algumas maneiras divertidas de saber a tabuada de multiplicação sem precisar decorar...

Tabuada na tabela

1. Pegue um papel quadriculado e delimite com canetinha 10 quadradinhos na horizontal e 10 na vertical. No primeiro quadradinho você deve escrever o sinal de multiplicação;

2. Na sequência, escreva números de 1 a 9 tanto na vertical como na horizontal;

3. O restante dos quadradinhos deverão ser preenchidos seguindo o cruzamento dos números na vertical e horizontal.
 A primeira linha e coluna é muito simples de montar porque você deve dar os resultados da tabuada do 1, mas continuando a cruzar os números das outras linhas e colunas você vai perceber que existe uma forma bem fácil de preencher a tabela com os resultados da multiplicação... Descubra qual é o segredo!
Para facilitar já disponibilizamos a tabela montada para você, clique aqui.

Tabuada com os dedos

Veja como podemos multiplicar 6 x 8 com os dedos...

1. Em uma das mãos, abaixe tantos dedos quantas unidades o 6 passa de 5, portanto abaixamos 1 dedo;

2. Na outra mão, abaixe tantos dedos quantas unidades o 8 passa de 5, portanto abaixamos 3 dedos;

3. Agora some o número de dedos abaixados, exprimindo a soma em dezenas. No exemplo temos 1 + 3 = 4 dezenas, isto é, 40 unidades;

4. Agora multiplique os números de dedos levantados: 4 x 2 = 8 unidades;

5. Para obter o resultado final, somamos os valores encontrados: 40 + 8 = 48. De fato: 6 x 8 = 48! Você pode ver a demonstração por desenhos clique aqui.

Agora um desafio: faça o mesmo processo para resolver as seguintes multiplicações: 7 x 8, 6 x 7, 7 x 9 e 6 x 9.

Tabuada segundo os árabes

Veja como os árabes faziam para multiplicar números com dois ou mais algarismos:

1. Para multiplicar, por exemplo, 185 x 14, faça três quadrados em uma linha e dois quadrados como colunas, porque 185 tem 3 algarismos e 14 tem 2 algarismos;

2. Trace diagonais nos quadradinhos, voltadas para esquerda, obtendo esta grade;

3. Em seguida, multiplique os algarismos de um fator pelos algarismos do outro fator e registre os resultados na grade.

4. Agora é o último passo e você deve somar os algarismos que estão numa mesma faixa diagonal. Lembre-se que você deve considerar o "vai um". Ensine essa dica aos seus amigos! Vocês poderão fazer um torneio e ver quem consegue fazer mais rápido... Para visualizar a tabuada usada pelos árabes, clique aqui.

Batalha da Multiplicação

1. Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10;

2. Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com a que tiver o fundo branco;

3. Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante);

4. Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do outro;

5. O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá o tiro, ou seja, escolhe um número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3;

6. O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente. Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer 8 x 10 ou 10 x 8;

7. Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha;

8. O segundo jogador procede da mesma maneira;

9. Vence quem obter o maior número de fichas.

Importante nesse jogo:

- Cada jogador tem direito a apenas um tiro.

- Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro.

- A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente.

fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/batalha-naval.html

 Curiosidades:

O sinal de X, que indicamos na multiplicação, foi empregado pelo matemático inglês Guilherme Oughtred no livro Clavis Matematicae, publicado em 1631.


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