Terremotos

TerremotosQuando a Terra treme...

Já imaginou você estar bem tranquilo em sua casa, jogando seu videogame e, de repente percebe tudo está balançando a sua volta?
Deve ser muito estranho!

Fatos como estes acontecem em alguns países com muita frequência e com maior ou menor intensidade. São os sismos ou mais
popularmente conhecidos como terremotos,
que são tremores que ocorrem na Terra e podem durar alguns segundos ou minutos, mas a maioria das vezes são intensos o bastante para causar
a destruição de cidades inteiras.

Os continentes sobre placas deslizantes...

Os cientistas descobriram que os terremotos e outros fenômenos naturais, ocorrem pelo deslizamento de blocos rígidos que formam a crosta terrestre, chamados de placas, mas especificamente, placas tectônicas. Essas placas se movimentam lentamente e interagem entre si. O movimento é lento e normalmente não percebemos mas quando essa movimentação provoca uma fratura até uma certa profundidade, existe a propagação de ondas fortes, formando os terremotos.

Alguns países estão mais propensos a ocorrência de terremotos como o Irã, Turquia, Japão e Estados Unidos, isso porque estão localizados sobre o encontro de duas ou mais placas tectônicas. Já no Brasil a ocorrência de terremotos é praticamente nula porque estamos em cima de uma única placa.

E o tsunami???

Quando o deslocamento de duas placas tectônicas ocorre no fundo do mar o "estrago" também é grande... É o chamado "tsunami", palavra que deriva do japonês - tsu (porto) e nami (onda). Neste caso o movimento das placas interrompe o equilíbrio da água e formam-se ondas gigantes, podendo chegar a 10 metros de altura, tamanho suficiente para destruir as cidades costeiras.

Curiosidade

O sismógrafo é o aparelho que registra os movimentos do solo e acusa a possibilidade de um terremoto acontecer. O sismômetro basicamente funciona como um pêndulo suspenso por molas: quando o solo oscila pêndulo também balança, sendo então registrado o movimento relativo entre o pêndulo e o solo.


Dicas de sala de aula