Viagem à Lua

No mundo da lua...

O século XX entrou para história como "o século em que o homem saiu da Terra e alcançou o espaço". Antes disso o homem nunca tinha pensado em ir tão longe!

No dia 16 de julho de 1969 a primeira espaçonave tripulada saiu da Terra a caminho da Lua. Depois desse evento, a forma do homem entender o mundo e tudo que o cerca nunca mais foi a mesma. O nome da espaçonave era Apolo 11 e alcançou a órbita terrestre após 11 minutos de seu lançamento.

A chegada ao destino aconteceu quatro dias depois e Neil Armstrong foi o primeiro ser humano a ter essa experiência. Deve ter sido incrível!

Sem gravidade

Na lua não existe atmosfera. Isso ocorre porque a força da gravidade por lá é muito baixa, dificulta a retenção dos gases que costumam se formar em volta de um corpo celeste.


Para os astronautas muita malhação!

O preparo de um astronauta para as viagens espaciais é intenso. A alimentação tem que ser adaptada e balanceada e os exercícios físicos são constantes. Mesmo durante a viagem a malhação continua: eles têm que fazer 4 horas de esteira por dia, só que é um pouco mais complicado, pois eles têm que ficar amarrados para não flutuarem.

 

Curiosidade

O sal que os astronautas usam na comida durante a viagem tem que ser em forma líquida, caso contrário os grãozinhos flutuariam.



Dicas de sala de aula