Amigos

Amigos

Se tem uma coisa que a Turma SmartKids gosta de fazer é encontrar os amigos!

E um ótimo lugar para se fazer amigos é na escola, pois a gente passa bastante tempo com eles. Seja no recreio, em dupla na aula, nas aventuras na casa de um ou do outro. Com o passar dos anos algumas amizades se fortalecem, novos amigos chegam, alguns se distanciam, outros mudam de escola, mas mesmo assim serão sempre nossos amigos!

É na escola também que aprendemos a conviver com crianças de diversos níveis sociais, de várias raças, culturas, religiões e também algumas diferenças físicas. Na nossa turma, por exemplo, o Kid e o Zero são baixinhos, o Trovão tem cabelo verde, o Hércules é negro e a Nina tem olhos puxados. Essas diferenças são apenas externas pois na hora de brincar, fazer bagunça, pular, cantar e ser criança, não muda nada!

 

Aqui no Brasil convivemos com essas diferenças o tempo todo, é a nossa riqueza cultural!
A maioria do nosso povo é uma grande mistura de etnias, são diversas origens, traços físicos e culturas. Descendemos de índios, africanos, europeus, asiáticos e também do povo do Oriente Médio.

 

Os grupos que formam a etnia brasileira são:

 

·         Mulatos: São descendentes de negros e brancos.

·         Caboclos: São descendentes de índios e brancos.

·         Cafuzo: São descendentes de índios e negros.

·         Indígenas: São nativos da região brasileira.

·         Brancos: São os que apresentam pouca pigmentação, ou seja, pele clara.

·         Negros: São os que apresentam grande pigmentação, ou seja, pele escura.  

 

Para entender melhor: os índios foram os primeiros a habitar o Brasil. No século XVI chegaram os Portugueses e mais alguns europeus e, em consequência da colonização, trouxeram muitos africanos. Já no século XIX e XX o Brasil abriu as portas para 4 milhões de imigrantes, entre eles haviam portugueses, espanhóis, italianos, alemães, japoneses, sírios e libaneses. Entendeu agora porque existe tanta gente diferente no Brasil?

 

E é por essa quantidade toda de diferenças que nossos amigos formam um belo jardim, com plantas coloridas, de diversos tamanhos e formatos. E sempre haverá uma planta nova para conhecermos, admirarmos e cultivarmos. Não há diferença que vença o amor e carinho que sentimos um pelo outro!