Carnaval no Mundo

Carnaval no Mundo

Carnaval pelo Mundo…

Por ser uma festa tão divertida, o carnaval é festejado em várias partes do mundo, apesar de não ser tão animado como é aqui.

Nos Estados Unidos , por exemplo, o desfile ocorre nas ruas, com fantasias simples mas divertidas, relembrando as festas populares. Acontece somente na terça-feira, que é chamada de “terça-feira gorda”. Especificamente na cidade de Nova Orleans, as ruas ficam todas enfeitadas e as cores da festa são o verde, o roxo e o dourado. 

Na Alemanha há pelo menos duas tradições bem divertidas no carnaval: a primeira acontece na cidade de Bonn, onde ocorrem desfiles com pessoas fantasiadas e o mais divertido são as máscaras que os participantes usam, elas não podem ser tiradas, pois a brincadeira é fingir que o diabo fica solto e as pessoas têm que usar máscaras para esconder seus rostos; a outra ocorre na cidade de Colônia, só que ela começa exatamente às 11:11h, do dia 11/11. Isso mesmo! Começa em novembro e vai até a quarta-feira de cinzas do ano seguinte! Exatamente neste dia e horário, as pessoas param o que estiver fazendo, seja em escolas, locais públicos ou de trabalho, e dão o “grito de guerra” dos foliões, representando a abertura do carnaval naquele país. Depois disso, as pessoas saem distribuindo doces para quem encontrar. Neste período também é comum as pessoas irem trabalhar mascaradas. Este é considerado o período mais alegre na cidade.

Outro carnaval bem animado é o de Nice, na França. Este é o maior balneário do país e nesta época os carros alegóricos, músicos e dançarinos percorrem a orla na maior animação. O ponto alto da festa são os bonecos gigantescos de papel machê e a tradicional Batalha das Flores em que as flores utilizadas para enfeitar os carros alegóricos são arremessadas aos foliões. Essa tradição vem desde 1876, quando carnavalescos desfilavam em carruagens decoradas e trocavam buquês entre si. Quer conhecer como é o carnaval de Nice? Então é só clicar aqui!

Em Veneza , Itália, o carnaval segue a tradição das festas da antiguidade, tentando reproduzir o estilo dos nobres do Século XVIII. A festa popular ocorre na Praça de São Marcos e as pessoas se reunem vestidas à moda antiga e com máscaras que variam desde as luxuosas até as mais simples, feitas com uma mistura de gesso e pasta de papel. A mais comum é chamada de ‘bauta’, máscara branca no formato de um bico. A elite da cidade se reúne nas próprias casas, com trajes e máscaras luxuosas e os ritmos musicais são bem diferentes dos nossos, predominando a valsa, tarantela e, atualmente, um pouco de samba.

Curiosidade Na Alemanha, no primeiro dia de Carnaval, quem manda são as mulheres! É a chamada quinta-feira das Mulheres (Weiberfastnacht), dia que elas saem pelas ruas cortando gravatas dos homens. Esta é uma tradição que vem desde 1824, quando um grupo de lavadeiras da região de Bonn-Beuel resolveu, numa quinta-feira antes do Carnaval, se divertir da mesma forma como faziam os seus maridos, que as deixavam em casa, lavando a roupa e fazendo o trabalho duro, enquanto eles se divertiam na cidade.