Corpo Humano

Corpo Humano

O corpo humano é formado por um conjunto harmônico de órgãos e sistemas que trabalham o tempo todo.
Cada sistema com sua função
específica é semelhante a uma máquina com várias peças: cada peça individualmente não representa muita coisa, mas dentro de um sistema, se uma
delas parar de funcionar, prejudica o funcionamento das demais.

O cérebro é quem comanda tudo…
Através de milhões de células nervosas,
chamadas de neurônios, ligadas a todas as partes
do corpo, o controle dos órgãos e glândulas do
corpo ocorre de forma dinâmica.

Conhecer como nosso organismo funciona é fundamental para mantermos a saúde e uma boa qualidade de vida. Para isso, é preciso entender como trabalham os principais sistemas do organismo.

Para começar, vamos pensar na importância do oxigênio para o organismo… Sem ele nada funcionaria. O sistema respiratório é o responsável por captar o oxigênio do ar.

Tão importantes quanto o oxigênio são os alimentos que ingerimos. São eles que fornecem os nutrientes necessários para nosso organismo funcionar. Claro que não conseguiríamos absorver esses nutrientes da forma como ingerimos, por isso o sistema digestório entra em ação, sendo o responsável pelo processamento desses nutrientes, ou seja, quebra os alimentos em partículas muito pequenas, para serem absorvidas pelas células.

Nenhum desses dois sistemas concluiria suas tarefas sem o sistema circulatório . Formado por um complexo de vasos sanguíneos, esse sistema transporta nutrientes, oxigênio e também as excretas que devem ser eliminadas.

E, para captar todas as informações que vêm do ambiente, temos os órgãos dos sentidos, conjunto de órgãos que realizam um trabalho intenso e detalhado, gerando nossas sensações e percepções.

Ainda temos o sistema excretor, responsável por filtrar e eliminar substâncias do organismo; o sistema imunológico, responsável pela defesa orgânica; o sistema esquelético, que coordena nossas ações etc.