Férias de Inverno

Férias de Inverno

Que maravilha, chegaram as férias de inverno! Tudo bem que elas são um pouco mais curtas, mas é uma delícia poder dormir até mais tarde com esse frrrriiiooo! E não é só isso: dá também para assistir seu desenho predileto sem ficar preocupado com a tarefa, brincar o tempo que quiser, ficar mais tempo na casa da vovó ou dos amigos…

Ah! E por falar nisso, inverno e casa da vovó combinam muito bem, não é mesmo? Muita brincadeira e diversão, mas acompanhado daquele bolo que só ela sabe fazer, chocolate quente, pipoca… Hummm! Que delícia.

Pois aproveite bem suas férias que nós não vamos deixar você na mão… Sempre temos sugestões de diversão e jogos para você aproveitar.

Para começar, usamos nossa máquina do tempo para conhecer como eram os jogos antigos e mostrar alguns bem interessantes para você. Olhe só o que descobrimos:

Um jogo muito interessante, mas bem antigo é o Halma, que significa “salto” em grego. Surgiu na Europa, em 1880, mas você pode tirar do “túnel do tempo” e aceitar esse desafio.

HALMA

Objetivo: atingir o lado oposto do tabuleiro com o maior número de peças possíveis.

Como de jogar: Cada jogador posiciona suas fichas nas casas que compõe as extremidades do tabuleiro e, na sua vez, move um de seus pinos em direção à extremidade oposta do tabuleiro.

Um pino pode mover-se a uma casa livre contígua (que está próxima) ou saltado por cima de um pino, desde que haja uma casa vazia a seguir. Pode-se saltar pinos do adversário (neste caso o pino do adversário é retirado o tabuleiro e ele perde esse pino), e permite-se encadear mais de um salto;

Vence o jogo quem conseguir chegar ao lado oposto com o maior número de pinos.

-

Vamos ao próximo… Você já ouviu falar no Hex? Provavelmente não… Este jogo foi criado na Dinamarca, em 1942 e logo popularizou-se!

HEX

Objetivo: fazer um caminho completo, sem interrupções de um lado a outro do tabuleiro.

Como jogar: É muito simples! Cada jogador escolhe um tipo de peça diferente e se revezam nas jogadas, colocando uma peça por vez, em qualquer casa do tabuleiro, até conseguir fazer um caminho somente com suas peças.

-

Outro jogo antigo, mas antigo mesmo é o Mancala. Foi criado há 2000 anos antes de Cristo na África e é um jogo que exige muita atenção.

MANCALA

Objetivo: acumular o maior número de sementes em seu armazém.

Como jogar: Esse jogo é uma simulação de uma colheita, portanto as peças são sementes e o tabuleiro tem espaços específicos para cada jogador. O território de jogo de cada jogador é representado pelas seis casas a sua frente e o armazém, que é a casa maior à sua direita.

Inicialmente distribui-se 3 sementes em cada casa. Uma jogada consiste em pegar todas as sementes de qualquer casa de seu território, exceto no armazém, e colocá-las uma em cada casa, seguindo o sentido anti-horário (ou seja, em direção ao seu armazém), incluindo o seu armazém e as casas do adversário. Mas atenção! Nunca coloque sementes no armazém de seu adversário.

Sempre que a última semente cair no seu armazém, você realiza outra jogada.

Sempre que a última peça cair em uma casa vazia de seu próprio território, você pode capturar todas as sementes da casa do adversário que estiver à frente e deve colocá-las no se armazém.

A jogada termina quando a última semente cai:

  • em qualquer casa já ocupada, exceto em seu armazém;
  • numa casa vazia do adversário;
  • quando houver captura.

O jogo termina quando:

  • todas as peças de um jogador forem capturadas ou…
  • um dos jogadores não tiver mais peças em suas casas. Neste caso as peças que ainda estiverem nas casas do adversário ficam para ele.

-

O jogo Feche a Caixa era jogado por marinheiros, há 200 anos, no litoral da França e Inglaterra. Experimente, é muito divertido!

Mas, quando você perceber que saiu aquele solzinho gostoso e não dá para ficar em casa, fazer um passeio no parque é bem divertido para andar de bicicleta, pular amarelinha, pular corda, pular elástico, brincar de pique. Antes de sair de casa, veja quais são os parque que estão perto de você!

Outro programa bem interessante para fazer nas férias é ir ao cinema. Ir ao teatro também é uma boa pedida, mas antes de sair consulte as peças que estão em cartaz na sua cidade.