Flores

Flores

Vamos falar de flores! Flores que enfeitam os nossos jardins! Já montou um buquê de flores para alegrar a sua casa? Não deixe de fazer um, escolher as flores, combinar as cores, aprender sobre as espécies, é uma grande diversão não deixe de fazer um!

Vitória-Régia

Você sabia que a Vitória-Régia é a planta amazônica mais conhecida do mundo? Ela recebeu este nome em homenagem à rainha Vitória da Ingleterra. Isso porque ela fo identificada pelo naturalista inglês Lindley, em 1837, que resolveu homenagear sua rainha!

Tem folhas em forma de bandeja que chegam até 2 metros de circunferência. Algumas até aguentam o peso de uma criança!

Rosa

A rosa é uma das flores mais populares no mundo, cultivada desde a Antigüidade. A primeira rosa cresceu nos jardins asiáticos há 5.000 anos. Na sua forma selvagem, a flor é ainda mais antiga. Fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos.

Você já deve ter visto rosas de várias cores, não? Se não viu, peça para a mamãe te levar até uma floricultura. Existem culturas que acreditam que as cores das rosas representam coisas diferentes. Por exemplo:

Rosas Amarelas : amor platônico
Rosas Brancas : reverência, segredo, inocência, pureza e paz
Rosas Champanhe : admiração, simpatia
Rosas Coloridas em tons claros : amizade e solidariedade
Rosas Coloridas, predominando as vermelhas : amor, paixão e felicidade
Rosas Cor-de-rosa : gratidão, agradecimento, o feminino
Rosas Vermelhas : paixão, amor, respeito, adoração
Rosas Vermelhas com Amarelas : felicidade
Rosas Vermelhas com Brancas : harmonia, unidade

Orquídea

Você sabia que a família das Orquídeas é provavelmente a maior que existe, possuindo entre 25 mil e 40 mil espécies? Em Portugal, a colheita de Orquídeas é ilegal, e as flores são protegidas para que ninguém colha.

Quando as Orquídeas são colhidas em seu habitat natural, não existe mais chances de produzirem sementes e por isso muitas espécies de Orquídeas estão extintas. Não podemos esquecer que cada país possui um clima diferente, e por isso certas espécies se adaptam melhor a certos climas que outras. Estas são as Orquídeas mais cultivadas:

Anguloa
Cattleya
Cymbidium
Laelia
Dendrobium
Phalaenopsis
Paphiopedilum
Oncidium
Vanda
Epidendrum
Brassia
Bulbophyllum
Catasetum
Sophronitis
Miltonia
Phaius

Margarida

Margarida é o nome popular comum a uma grande variedade de plantas. Também pode ser encontrada com outros nomes, como bem-me-quer, malmequer, bonina, entre outros.

Algumas espécies de margaridas:
Margarida-funcionária - Coreopsis lanceolata, margarida silvestre ou margaridinha-amarela;
Margarida-amarela - Chrysanthemum coronarium;
Margarida-de-árvore - Montanoa bipinnatifida;
Margarida-do-campo;
Margarida-do-transval (o mesmo que Gerbéria);
Margarida silvestre;
Margaridinha-amarela;
Margarida-menor;
Margaridão - Wedelia paludosa;
Margarida-rasteira - Bellis perennis;
Margaridinha.

Bromélia

As Bromélias são muito importantes para o equilíbrio ecológico da floresta. Servem de habitat para vários bichos, como insetos e aranhas.

Você sabia que as Bromélias fazem parte de uma família chamada Bromeliáceas? É a mesma família de uma fruta muito saborosa, você sabe qual? Se disse abacaxi, acertou!